Santo Amaro recebe o “Mutirão nos Bairros”

 

 

Vítimas de violência, agressão, discriminação por gênero ou orientação sexual contaram com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na 2ª visita do “Mutirão nos Bairros”, realizado neste sábado, 13/04, na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. A equipe da SMDHC também esclareceu sobre os trabalhos realizados nos Centros de Cidadania, bem como a atuação da Coordenação de Políticas LGBTI e demais órgãos municipais.

A equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial atuou em casos de discriminação, preconceito e racismo e a Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool prestou orientação aos interessados sobre os serviços oferecidos às pessoas que enfrentam a dependência química e os problemas causados pelo uso e abuso de álcool. A Coordenação de Políticas para a Juventude explicou projetos e programas de políticas públicas, distribuindo ainda material informativo, a Ouvidoria também prestou atendimentos sobre violações de direitos humanos, na tenda montada pela SMDHC em parceria com a SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência).

O prefeito Bruno Covas e a secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Marisa Fortunato, estiveram presentes.

Demais serviços

Além dos serviços de Direitos Humanos, a população teve acesso a vacinação contra febre amarela, testes rápidos de HIV/Aids e preservativos distribuídos gratuitamente, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Contou também com uma unidade do consultório na rua, que ofereceu serviços de saúde bucal. Os funcionários da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) forneceram informações sobre os serviços disponíveis para pessoas com deficiência como cultura inclusiva, central de intermediação de Libras, estágios para estudantes e oportunidades de trabalho, além de detalhes sobre os selos de acessibilidade digital e arquitetônica.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do mutirão, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), com emissão de primeira e segunda vias da carteira de trabalho, fornecendo orientações sobre como formalizar uma empresa e tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI). O mutirão contou, ainda, com ações da COHAB-SP e do Sebrae.

Mutirão em Santo Amaro

Os trabalhos de zeladoria começaram no final do mês de março, na Avenida João Dias, na área entre a ponte João Dias e a Avenida Santo Amaro. O mutirão, lançado no último sábado (6), com visita do prefeito Bruno Covas ao bairro de São Mateus, na Zona Leste, tem como objetivo atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os diversos órgãos administrados pela Prefeitura.

“Em Santo Amaro, prosseguimos com as ações do Mutirão nos Bairros, que vão se concentrar em 12 pontos da capital, com atividades de zeladoria e sociais”, disse o prefeito Bruno Covas. “É uma forma de a prefeitura cuidar da cidade e das pessoas, atendendo a demandas da população”, explicou.