Projeto “Mutirão nos Bairros” visita São Mateus

 

 

A Subprefeitura de São Mateus foi a primeira a receber o Mutirão nos Bairros, projeto que tem como objetivo levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal a cada um dos subdistritos da região. O programa leva ações nas áreas de saúde, assistência social e trabalho, integradas a serviços de limpeza e zeladoria. No bairro da Zona Leste, o mutirão teve início na última segunda-feira (1º) com as ações de zeladoria e foi finalizado no sábado (6), com atividades promovidas por várias secretarias, das 9h às 15h, na Praça Felisberto Fernandes da Silva.

A Subprefeitura realizou ações de varrição, raspagem das ruas para retirada de terra, remoção de entulho em pontos viciados e de faixas irregulares. Também teve operação tapa-buraco, corte de grama, poda de árvores, limpeza mecânica de galerias com hidrojato e limpeza manual de córregos.

"Reunimos aqui a ação de zeladoria que é o cuidar a cidade com as ações sociais que é o cuidar das pessoas, que é o trabalho que a Prefeitura tem de fazer", disse o prefeito Bruno Covas, que acompanhou as ações na tarde deste sábado. "Vamos ter 12 mutirões de zeladoria em cada fim de semana e em um deles teremos essa ação concentrada com as ações sociais", explicou.

Social

Disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a unidade móvel de cidadania LGBTI prestou atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por gênero ou orientação sexual. O Ônibus Lilás, que atende mulheres vítimas de violência, também esteve presente na ação. Houve ainda uma tenda na qual os munícipes puderam esclarecer dúvidas com profissionais da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Idosos. A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, também participou das atividades do sábado.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ofereceu uma unidade itinerante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para realizar o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade. A população também pode receber informações sobre programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e orientações para outras políticas públicas, de acordo com o perfil de cada um.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atendeu quem busca um emprego. Também ofereceu serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, assim como orientação sobre o programa Tem Saída e como acessar o seguro desemprego. Os empreendedores da região também foram atendidos com informações sobre como formalizar uma empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Saúde

Durante todo o período aconteceu vacinação contra febre amarela e orientação sobre roedores, arboviroses e eliminação de criadouros, além de exposição de animais sinantrópicos (abelhas e carrapatos). Foram distribuídos folders educativos sobre vigilância ambiental e um trailer do programa DST/AIDS realizou testes rápidos. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a distribuição de preservativos, ações educativas, aferição de pressão arterial e práticas integrativas como reiki, cromoterapia e auriculoterapia.

Cultura

O Ônibus da Cultura, estacionado em frente ao Terminal São Mateus, também integrou o Mutirão nos Bairros. A unidade – um ônibus-biblioteca, projeto da Secretaria Municipal de Cultura iniciado em dezembro e que cumpre 12 roteiros regulares – tem acervo variado formado por livros, jornais, revistas e mangás.

O mutirão também contou com ações da Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência, da COHAB e do SEBRAE.