Mulheres imigrantes participam de roda de conversa sobre promoção e defesa dos direitos

 

 

Março é o mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher e, pensando nisso, a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Mulheres decidiram realizar junto com o Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) e com o Centro de Referência da Mulher 25 de Março a Roda de Conversa sobre Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres Imigrantes. O evento foi nesta quarta-feira (27/03), no próprio CRAI, com apoio do Conselho Municipal de Imigrantes.

A coordenadora de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente, Jenniffer Alvarez, deu boas-vindas e agradeceu a todas as presentes pelo empenho no empoderamento feminino. A coordenadora do CRAI, Sávia Cordeio, ponderou a potencialidade da mulher imigrante no momento de integração e Giannadrea Daidone, coordenadora do CRM 25 de Março, conversou sobre a violência doméstica.

O objetivo foi promover o diálogo com as mulheres imigrantes sobre o acesso e a promoção de direitos – mecanismo de prevenção e proteção de violência de gênero. Os serviços da SMDHC para atendimento e orientação foram apresentados. As mães puderam levar crianças no encontro, que contou com cerca de 30 participantes.

De acordo com dados da Organização Internacional das Migrações (OIM), em 2017 o número de imigrantes foi de 258 milhões, o que corresponde a 3,4% da população mundial - mulheres são 48,8% de imigrantes. No último trimestre, o CRAI realizou 656 atendimentos, os quais 32% foram com mulheres.