Secretaria presta atendimento na Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências

 

 

Com a presença da unidade móvel LGBTI+ e de equipes de atendimento da Ouvidoria e das Coordenações de Mulheres, da Pessoa Idosa e de Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, são realizados nesta quarta e quinta (27 e 28/03) na Subprefeitura da Lapa, Zona Oeste, encaminhamentos, orientações e distribuição de folhetos informativos e o estatuto do idoso, tudo na 4ª Etapa da Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras.

O projeto, que busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência, é organizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). A Caravana de Serviços já passou pelas Subprefeituras de São Miguel Paulista, Zona Leste, Freguesia Brasilândia, Zona Norte, e M’Boi Mirim, Zona Sul, e atendeu 350 pessoas com deficiência.

Dentre outros serviços e informações que são oferecidos estão orientações sobre Empreenda Fácil, MEI e empreendedorismo (ADESAMPA); vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados, desbloqueio de CCM e Senha WEB (Fazenda); Orientação jurídica (FMU); Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa (Junta de Serviço Militar); Consulta e negociação de débitos tributários Mobiliários e Imobiliários inscritos na Dívida Ativa (Justiça); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTrans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Lapa).

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura recebe posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo-chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada Subprefeitura também recebem treinamentos para atender as pessoas com deficiência. Há um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já é oferecida nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cronograma das próximas agendas:
10 e 11/04 – Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
24 e 25/04 – Perus – R. Ylídio Figueiredo, 349