Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade tem seu primeiro encontro em 2019

 


A Sodexo, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a ONG Vetor Brasil foram escolhidas para o primeiro encontro de 2019 da Rede de Acompanhamento do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade. Em novembro de 2018 as três organizações foram premiadas, recebendo o selo em mais de uma categoria e por isso foram destacadas no evento desta terça-feira (27/03), no auditório do Museu da Imigração, na Mooca. O objetivo foi a troca de experiências e o networking.

A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa foi contemplada pela campanha Sonhar o Mundo, abrangente na sensibilização e promoção dos direitos humanos e diversidade. A Sodexo foi reverenciada com seu projeto voltado para o empoderamento de mulheres refugiadas, contratação de população em situação de rua e de jovens aprendizes. A ONG Vetor Brasil foi homenageada com seu programa de diversidade, vencedor nas categorias Mulheres e Igualdade Racial, que selecionou profissionais para trabalhar no setor público.

A analista de RH, Diversidade e Inclusão da Sodexo, Thamara Alencar, ponderou que a responsabilidade depois de receber o selo aumenta, pois “a empresa quer se manter como referência”.

Selo

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é um projeto inovador da Prefeitura de São Paulo por duas razões: visibilizar distintos grupos em situação de vulnerabilidade e por ser inovador ao construir pontes entre poder público, setor privado e terceiro setor.

Ao todo são 10 categorias no selo: criança e adolescente, igualdade racial, imigrantes, juventude, LGBTI, mulheres, pessoa idosa, pessoas com deficiência, pessoas privadas de liberdade e egressa do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

A escolha das organizações certificadas foi feita por uma comissão coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e composta pelas coordenações da SMDHC, integrantes convidados de outras secretarias municipais, instituições de educação e pesquisa, entidades da sociedade civil e de movimentos sociais. O selo é o número 22 do Plano de Metas.