Pessoas em situação de rua vão participar de oficinas de capacitação profissional com material têxtil reciclado

 
Uma modalidade do POT – Programa Operação Trabalho - da Prefeitura de São Paulo – começou a ser desenvolvida nesta quarta-feira, 27, em cerimônia que marcou a assinatura de um termo de responsabilidade por parte das 30 primeiras pessoas em situação de rua selecionadas para participar do programa.

Voltado exclusivamente para a população em situação de rua, o POT PopRua é um programa de qualificação profissional composto por oficinas de customização de roupas e confecção de tapetes produzidos a partir de material têxtil reciclado.

O programa é uma parceria da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, pelo qual o beneficiário recebe uma bolsa-ajuda mensal no valor de R$ 1.047,90, por até dois anos. As oficinas serão realizadas diariamente no Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária, localizado no bairro do Cambuci. Por estar perto de bairros como o Brás, de forte tradição da indústria têxtil, esta modalidade do POT está alinhada também à vocação econômica do bairro.

O POT PopRua tem o diferencial de fomentar a elevação escolar dos beneficiários, por meio da matrícula em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) daqueles que ainda não concluiram os estudos. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que aproveita de maneira produtiva toneladas de tecido que seriam descartados.

As secretárias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, e de Desenvolvimento e Trabalho, Aline Cardoso, disseram que o objetivo do programa é dar autonomia financeira aos beneficiários por meio do empreendedorismo e oportunidade para que outras pessoas em estado de vulnerabilidade social também possam participar. Os recursos financeiros para o desenvolvimento do programa tiveram emenda parlamentar do vereador Eduardo Suplicy, também presente na cerimônia. “Nossa visão é que ainda existe uma parcela grande da população que precisa de ajuda, mas o que queremos é que vocês sejam independentes e se tornem agentes do próprio destino”, disse Berenice Giannella aos participantes sobre o compromisso da Prefeitura.

PopRua
Essa é a segunda grande iniciativa voltada para a população em situação de rua promovida pela Prefeitura de São Paulo em menos de uma semana. No último sábado, 23, foi entregue o primeiro empreendimento de locação social destinado a pessoas em situação de rua. Localizado na região central da cidade, o Conjunto Habitacional Asdrúbal do Nascimento II/ Edifício Mario de Andrade com 34 unidades habitacionais, beneficiou 71 pessoas, que antes se encontravam em situação de rua.