Workshop debate estratégias para lidar com a migração

 

 

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, participou nesta quarta-feira (06/02) do “Workshop Migração e Inovação”, promovido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) na PUC. Duas mesas redondas foram criadas para debater estratégias nacionais para inclusão socioeconômica de migrantes venezuelanos no Brasil.

Berenice destacou que em São Paulo há – desde 2016 – um plano municipal como política para imigrantes e que, no processo de interiorização do governo federal, a prefeitura acolheu somente no ano passado 300 venezuelanos. “A gente precisa ter um olhar de empreendedorismo para que eles possam ser totalmente integrados”, completou, lembrando também do programa Portas Abertas, que ensina gratuitamente o português para adultos imigrantes.

O workshop contou ainda com uma delegação de Boa Vista, Roraima – estado fronteiriço com a Venezuela e que recebeu dezenas de milhares de venezuelanos desde o ápice da crise no país vizinho em 2018. A prefeita Teresa Surita ponderou que, embora haja o enfrentamento de um problema grave, é preciso enxergar as oportunidades de desenvolvimento com esse fluxo migratório.

Neste primeiro dia, o foco foi na área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e na atribuição de mecanismos financeiros sustentáveis. Representantes do setor privado, de organizações filantrópicas e instituições discutiram quatro temas: 1- soluções inteligentes de promoção do desenvolvimento em contexto de migração, 2- abordagens inovadoras de treinamento e capacitação, 3- inclusão financeira e práticas confiáveis, 4- desafios e oportunidades da RSC, além de recomendações políticas fiscais em resposta a situações de ampliação de fluxos migratórios. Cerca de 40 pessoas participaram desse encontro.

Na programação do segundo dia, nesta quinta (07/02), a mesa redonda será dedicada ao papel e importância da academia brasileira no debate acerca do cenário de migração e refúgio no país. Professores e pesquisadores vão discutir ideias racionais para soluções de promoção do desenvolvimento em contextos de migração e recomendações políticas e operacionais para o fortalecimento da integração socioeconômica de migrantes e refugiados.