Festival de arte urbana LGBTI+ abre inscrições para participação em showcases

 

 

Será realizado, entre os dias 21 e 23 de março, o Festival Bixanagô - Empoderamento e Estética Negra. Com o apoio do Edital de Apoio à Criação Artística na Linguagem Música da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontecerá no espaço cultural Mundo Pensante e contará com shows de Monna Brutal, Danna Lisboa, Rosa Luz, entre outras.

Afrocentrado e direcionado para as criações artísticas da juventude LGBTI+ em São Paulo, o Festival Bixanagô também traz uma série debates, oficinas e lançamento de livros. Entre os debates estão a criminalização do corpo negro LGBTI+, os direitos da população LGBTI+ e incidência de infecções sexualmente transmissíveis entre a população negra e periférica.

Segundo Marcelo Morais, idealizador da proposta, “é importante frisar que a gente tá usando ‘bixa’ como uma palavra genérica para todas as expressões de sexualidades. E entendemos que o Hip Hop é uma forma de organização e de arte que vem da rua, da periferia, da favela e é uma expressão que parte desse lugar fazendo crítica social”. Para Marcelo Morais, as conquistas sociais e jurídicas de toda a comunidade negra e LGBTI+ estão em risco neste novo governo e por isso, o Festival Bixanagô tem um papel político fundamental neste momento.

Distribuídas entre os dias do evento, as 5 oficinas do festival trarão as linguagens da cultura queer e do Hip Hop, com oficinas de rimas, beats, live painting, vogue e moda. Com um lineup formado majoritariamente por artistas transexuais, os shows principais acontecerão nos dias 22 e 23 de março e contarão com a abertura de 4 showcases, selecionados entre as pessoas inscritas entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro.

Para se inscrever, é necessário preencher o seguinte formulário: https://goo.gl/mScf8Y. Um dos critérios de seleção é a identidade de gênero, sendo que artistas LGBTI+ serão priorizados. O resultado sai no dia 01 de março e será divulgado por e-mail e também pelas redes sociais.

SERVIÇO
O quê: Festival Bixanagô - Empoderamento e Estética Negra
Facebook - https://www.facebook.com/bixanago/
Instagram - https://www.instagram.com/bixanagofestival/
Quando: 21 a 23 de Março
Onde: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 830 - Bixiga
Inscrições para showcases: Até 15 de fevereiro em https://goo.gl/mScf8Y