#MeninasOcupam Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

 

 

Duas meninas da região de Capão Redondo, extremo sul da cidade de São Paulo - Aaliyah Cristina de Mello, 16, e Kailany Dias da Silva, 15 anos - assumiram por algumas horas os cargos do prefeito Bruno Covas e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, na terça-feira, 9 de outubro, como parte da iniciativa #MeninasOcupam da ONG Plan International Brasil, defensora dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na igualdade de gênero e valorização de futuras mulheres.

Acompanhadas pela secretária Berenice Giannella, elas se dirigiram inicialmente à Prefeitura onde Kailany recebeu simbolicamente o cargo do prefeito Bruno Covas, em cerimônia que contou com a presença de outros secretários municipais. Depois, elas foram à sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Dessa vez, coube à menina Aaliyah assumir o lugar da secretária Berenice Giannella.

Na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Kailany e Aaliyah, participaram de uma reunião com os titulares das diversas coordenações de políticas públicas da pasta. ”Ouvir a população em seus diversos recortes é extremamente importante”, disse a secretária Berenice Giannella às meninas, após elas dirigirem diversas perguntas aos coordenadores sobre a atribuição de cada uma das coordenações, envolvendo questões como Igualdade Racial, Mulheres, Criança e Adolescente, Juventude, Drogas, LGBTI, Pessoas Desaparecidas, que são alguns dos temas tratados pela Secretaria.

Para Kaylane e Aaliyah, assim como as demais meninas da iniciativa da ONG Plan International, com atuação em 70 países, ocupar cargos de liderança em empresas, organizações e instituições governamentais é uma oportunidade para elas poderem expressar suas angústias e inquietações. Ambas disseram enfrentar situações de preconceito e disseram estar muito felizes de poderem se posicionar sobre diferentes assuntos como sexualidade, preconceito e discriminação racial. É uma oportunidade de também presenciarem diferentes situações da realidade das periferias das quais quase nunca se afastam.

#MeninasOcupam
As ações do #MeninasOcupam celebram o 11 de outubro, Dia Internacional da Meninas, celebrado pela ONU. Além de São Paulo, o movimento promove até 19 de outubro ações similares em outras cidades do estado e de Bahia, Maranhão, Piauí e da capital federal, Brasília.

Em São Paulo, as meninas ocupam o cargo de diretora de uma empresa comercial, com a participação delas em reunião com a diretoria de desenvolvimento institucional para apresentar os objetivos da iniciativa, assumem também o cargo da vice-cônsul do Consulado Britânico, da diretora da Plan no Brasil e participam de uma reunião em uma indústria farmacêutica.

A ocupação por algumas horas de cargos de liderança em instituições privadas e governamentais simbolizam que as meninas também podem ocupar posições de destaque. O objetivo é demonstrar a importância da educação na formação de futuras mulheres e na capacidade de exercerem futuramente cargos de destaque.

O #MeninasOcupam é, segundo a Plan International, uma oportunidade para ampliar o poder das meninas e também mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade entre os gêneros.