PREFEITURA DE SÃO PAULO

Largo do Rosário, na Penha, recebe festa da cidadania e cultura digital

Encerramento do projeto L.I.N.C.E., contemplado pelo edital Redes e Ruas, contará com um dia inteiro de atividades que unem arte e tecnologia

09/10/2015 16h01

No próximo sábado (10), os Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação (L.I.N.C.E.) finalizam suas atividades em uma grande festa no Largo do Rosário, na Penha. As ações do projeto organizado e concebido por Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves são itinerantes e já passaram pelos bairros de Itaquera (Parque Raul Seixas), Vila Curuça (Parque Ecológico Chico Mendes), Penha (Parque Linear Tiquatira), São Miguel Paulista (Casa de Cultura Antônio Marcos).

Este é um dos 59 projetos de inclusão, cidadania e cultura digital contemplados pelo edital de inclusão, cidadania e cultura digital da Prefeitura de São Paulo ‘Redes e Ruas’. O edital é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), de Cultura (SMC) e de Serviços (SES).

Ao longo do ano, o projeto ocupou parques da região leste promovendo inclusão digital por meio de ações culturais. Foram dezenas de exibições de filmes, rodas de conversa, oficinas de fotografia e uso de redes sociais e equipamentos. Saiba mais: projetolince.org

No encerramento não será diferente, estão programadas apresentações e oficinas ao longo de todo o dia. Todas as atividades são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.

Confira abaixo a programação completa:

11h - Multimídia: Realidade virtual | Realidade aumentada | VJ
Com: Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves
O participante poderá interagir com personagens e objetos virtuais inseridos no mundo real, além de experienciar ficar imerso em um ambiente 3D construído digitalmente. Serão utilizados os óculos de realidade virtual Google Cardboard e o software livre Blender. Na atividade de VJ os participantes vão vivenciar as habilidades de um “DJ de imagens” utilizando software para combinar música e imagem ao vivo.

Duração: 2 horas. 30 vagas. Indicado para crianças acima de 6 anos e seus responsáveis.

12h às 16h - Fotografia na rede
O público será convidado a treinar seu olhar como fotógrafo, registrar os espetáculos e compartilhar suas fotos na rede com orientação dos organizadores que vão dar dicas e tirar dúvidas sobre as redes sociais, o uso do wi-fi na praça e dos aparelhos com conexão à internet móvel.

12h - Circo: Espetáculo de Malabarismo
Participação especial do palhaço Tibelisco (Rafael Garcia) do Circo Teatro Palombar

O grupo Circo Teatro Palombar nasceu em 2012, no bairro Cidade Tiradentes, como resultado de um processo de formação iniciado com crianças e adolescentes pelo Instituto Pombas Urbanas. Essas crianças tornaram-se jovens e criaram seu primeiro espetáculo, “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, em cartaz em 2015 no Centro Cultural de São Paulo.

14h - Teatro de bonecos: “O Menino Feio”
Com: Ivaldo de Melo
Peça teatral inspirada na vida e obra de Hans Christian Andersen, com texto de Elizete Gomes. O ator/narrador Ivaldo de Melo contracena com os bonecos da Cia. de Teatro Caricaturas. Haverá participação especial da boneca gigante Catarina.

Dia todo - Troca e doação de roupas, livros e brinquedos, em parceria com o projeto “Seu Abrigo, Nosso Abraço”.