PREFEITURA DE SÃO PAULO

Curso de Direitos Humanos e Cidadania termina com 190 servidores públicos municipais formados

Aulas começaram em março e envolveram servidores de 18 secretarias da Prefeitura de São Paulo

18/09/2015 20h06

A última aula do curso “Formação dos Servidores Públicos Municipais em Direitos Humanos e Cidadania” foi realizada nesta sexta-feira, dia 18, no auditório da Uninove Barra Funda. Ao todo, 190 servidores públicos se formaram no curso, iniciado em março e oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG) e a Escola de Governo.

O encerramento do curso contou com palestra do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, sobre o programa Renda Básica de Cidadania, projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, em 2003, e sancionado pelo ex-presidente Lula, em janeiro de 2004. Suplicy retomou o histórico de intelectuais e economistas que, há muitas décadas, defemdem o conceito de renda mínima universal, por meio do qual todo e qualquer indivíduo tenha garantido o direito inalienável de participar da riqueza da Nação.

Representando a Escola de Governo, Maurício Piragino fez um breve resumo da importância dos sete meses de formação. “Quem ocupa os cargos públicos precisa de formação política, principalmente em direitos humanos e cidadania. Percebemos que os servidores careciam dessa formação e eles agora se apropriaram desse conhecimento”, disse Piragino. “Os direitos humanos apontam para uma outra relação na sociedade, hoje tão moderna na tecnologia e tão atrasada na compreensão do outro e dos seus direitos”, ponderou o diretor da Escola de Governo.

Para a diretora da Escola Municipal de Administração Pública, Anita Stefani, os servidores públicos têm uma grande responsabilidade numa metrópole das dimensões de São Paulo. “Esse aprendizado em direitos humanos é fundamental. É quase um golpe de consciência no nosso cotidiano. Tenho certeza que essa formação já está fazendo a diferença no dia a dia dos servidores”, declarou.

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com Supervisão de Gestão de Pessoas (SUGESP-RH) , visando aprimorar o conhecimento de Direitos Humanos dos servidores públicos municipais e resgatar a importância central do servidor para as políticas públicas de cidadania do município. Ao todo, 190 pessoas concluíram a formação, entre estagiários, funcionários de carreira e comissionados de 18 secretarias diferentes. Investir na qualificação do atendimento à população é uma proposta que inverte a lógica de sucateamento repetida historicamente.