PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói discutem projetos de arte para população em situação de rua

Encontro contou com ajuda da ONG inglesa Streetwise, que atua com projetos de arte para esse público

05/02/2015 15h58

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou do seminário “With One Voice”, nos dias 29 e 30 de janeiro, realizado no Rio de Janeiro pela Streetwise Opera, ONG que atua no Reino Unido com projetos de arte para a população em situação de rua. A proposta do evento era reunir experiências das prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói que possam servir de base para um projeto de arte conjunto com a população de rua nessas cidades.

Durante os dois dias de encontro, os participantes compartilharam projetos que estão em desenvolvimento em seus territórios e apontaram alguns desafios de atuar com a população de rua, como o enfrentamento ao preconceito pela sociedade. Representada pelas coordenações de Políticas para a População em Situação de Rua e de Direito à Cidade, a SMDHC apresentou ações como as exposições “Eu Existo, Meu Olhar Meu Mundo” e o “Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas”, realizadas nos dois últimos anos.

Para o encontro também foram convidados representantes da sociedade civil, como Organização de Auxilio Fraterno (OAF), Cia de Teatro Os Satyros, Agência Emaús, Viva Rio, Associação Amigos da Betânia e o artista Sebastião Nicomedes, que já esteve em situação de rua e hoje organiza o Festival de Música da PopRua.

Como parte da programação, os participantes visitaram uma das unidades do Casa Viva, projeto da prefeitura carioca que atende adolescentes em vulnerabilidade social por meio de abrigamento e acesso à saúde, educação, lazer e cultura. Também conheceram a Agência Emaús, unidade de acolhimento desenvolvida pelo Banco da Providência que colabora para reduzir o número de homens adultos que estão em situação de rua, promovendo tratamento à dependência química e ações de qualificação profissional e empregabilidade.

A próxima etapa do projeto prevê novo encontro em São Paulo com o objetivo de conhecer as políticas para a população em situação de rua da cidade e elaborar projeto piloto para os próximos dois anos.

Parceria

A Streetwise Opera foi fundada utilizando a música como mote para ressignificar a vida de pessoas em situação de rua de forma positiva. Por meio da criatividade, a organização oferece suporte para auxiliar os interessados em arte que estão em vulnerabilidade social a se envolverem em oficinas artísticas.

Em novembro de 2013, a ONG visitou o Rio de Janeiro e São Paulo para pesquisar o uso das artes no contexto da população em situação de rua, a convite do British Council Brasil, com o apoio da Calouste Gulbenkian Foundation UK. Desde então, foram iniciadas conversas entre as prefeituras dos dois municípios, mais Niterói, com a perspectiva de criação de uma rede de trocas de experiências nos campos da arte e cultura.