Educação em Direitos Humanos para educadores da rede municipal de ensino

Formação oferece mil vagas com inscrições abertas até o dia 2 de novembro

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), oferece aos educadores da rede municipal de ensino mil vagas nos cursos Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Educação em Direitos Humanos (EDH). Os cursos, em nível de Aperfeiçoamento, têm carga horária de 180 horas e são oferecidos na modalidade semi-presencial. As atividades presenciais (20% da carga horária total) serão realizadas em 10 pólos da Universidade Aberta do Brasil, localizados em CEUs – Vila do Sol; São Rafael; Paraisópolis; Três Lagos; Parelheiros; Navegantes; São Mateus; Azul da Cor do Mar; Perus; e Butantã.

O público alvo dos cursos são os profissionais da educação básica pública (professores, gestores e trabalhadores da educação) e membros das comunidades escolares, atendendo ao requisito básico de ensino superior completo. O curso atenderá, também, a demanda social em até 25% das vagas.

A oferta atende a Meta 63 do Programa de Metas da gestão do prefeito Fernando Haddad, que prevê a “Implementação da educação em direitos humanos na rede municipal de ensino”. Uma das ações que estruturam a meta é a formação de seis mil educadores da rede, por meio de diversas estratégias, como a realização de seminários, oficinas e cursos presenciais ou semi-presenciais.

As inscrições são realizadas online e estão abertas até o dia 2/11 (GDE http://ufabc.net.br/gde e EDH: http://ufabc.net.br/educdh).


Gênero e diversidade na escola (GDE)
O curso Gênero e Diversidade na Escola tem como objetivos promover o reconhecimento, o convívio e o aprendizado por meio das diversidades de gênero, de sexualidade, de orientação sexual e de relações étnico-raciais. Visa também promover, motivar e subsidiar a realização de práticas pedagógicas e de projetos de intervenção sobre as temáticas do curso, dentro e fora da escola, de acordo com o perfil das comunidades escolares às quais os cursistas pertencem. Além disso, pretende criar e divulgar materiais didáticos que favoreçam a compreensão de noções conceituais e teóricas e o desenvolvimento metodológico, com base nas experiências de estudos, pesquisas e de vivências comunitárias em torno de uma cultura dos direitos humanos que enfrente preconceitos históricos e valorize as diversidades de gênero, de sexualidade e orientação sexual, de relações étnico-raciais e geracionais.

Os módulos são: 1. Diversidades; 2. Relações de gênero; 3. Sexualidade e orientação sexual; 4. Relações étnico-raciais
As atividades presenciais acontecem entre 28 de fevereiro e 30 de maio de 2015, no campus da UFABC e nos pólos localizados nos CEUs. As informações de horário e local, o projeto político-pedagógico e o formulário de inscrição estão disponíveis em http://ufabc.net.br/gde


Educação em Direitos Humanos
O curso Educação em Direitos Humanos tem como objetivos propor uma atuação pedagógica voltada à promoção, consolidação e difusão dos direitos humanos, com foco no estímulo de práticas democráticas, na disseminação do conteúdo dos direitos humanos e na orientação de atitudes de não discriminação. Visa também fornecer subsídio para a realização de práticas pedagógicas voltadas à consecução da cultura dos direitos humanos no ambiente escolar e elaboração de materiais pedagógicos específicos de educação em direitos humanos, entre outros aspectos.

Os módulos que compõem o curso são: 1) Fundamentos filosóficos e históricos dos direitos humanos e construção de marcos regulatórios; 2) A educação como construtora de uma cultura de direitos humanos; 3) Direitos humanos e o projeto político pedagógico da escola; 4) Direitos humanos e as diversidades na escola; 5) Direitos humanos e materiais didáticos; 6) Plano de ação educacional e avaliação.

As atividades presenciais acontecem entre 7 de março e 29 de agosto de 2015, no campus da UFABC e nos pólos localizados nos CEUs. As informações de horário e local, o projeto político-pedagógico e o formulário de inscrição estão disponíveis em http://ufabc.net.br/educdh