PREFEITURA DE SÃO PAULO

Cidade terá grupo intersecretarial que discutirá políticas de promoção do trabalho decente

Formação do Grupo de Trabalho na Prefeitura foi decidida em encontro realizado na última sexta-feira, com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

16/09/2013 11h10

Foi decidida na última sexta-feira, dia 13, em reunião realizada na Prefeitura, a criação de um Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) para a elaboração de um plano que resultará na Agenda Municipal do Trabalho Decente em São Paulo. O GT envolverá as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Saúde, Promoção da Igualdade Racial, Relações Internacionais e Federativas e SPCOPA.

A formulação de políticas para a promoção do trabalho decente na Cidade é uma das áreas de cooperação estabelecidas entre a Prefeitura e a Organização das Nações Unidas (ONU), com a assinatura de um Memorando de Entendimentos, no dia 14 de agosto. Por isso, no encontro de sexta-feira, também esteve presente Laís Abramo, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – órgão da ONU – no Brasil.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, acompanhado da assessora especial para a Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, Marina Novaes, destacou o desafio da Secretaria em construir políticas públicas e articular de forma intersetorial e transversal o tema, com as outras secretarias municipais.

Ele também ressaltou o compromisso da SMDHC na articulação de ações para a erradicação do trabalho forçado e no enfrentamento ao trabalho escravo, ao tráfico de pessoas e ao trabalho infantil.

Rogério Sottili ainda anunciou que o decreto de regulamentação da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo, COMTRAE, deve ser assinado no dia 7 de outubro, Dia Mundial do Trabalho Decente.