Serviços De Violência Sexual e Aborto Legal na Cidade De São Paulo

O que fazer em casos de violência sexual?

A violência sexual é qualquer ato sexual ou tentativa de obtenção de ato sexual por violência, coerção ou quando a vítima não tem condições de consentir.

Caso tenha sido vítima de violência sexual, a mulher deve procurar o mais rápido possível um serviço de saúde especializado para receber a profilaxia das Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV e a contracepção de emergência para evitar a gravidez.

Também deve fazer o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal para colher possíveis provas do ato criminoso.(As roupas são importantes provas!). A denúncia da violência sexual e o Boletim de Ocorrência são importantes para apurar e punir o crime sexual, mas NÃO obrigatórios para atendimento e interrupção da gravidez.

Se a vítima tiver sido socorrida, é muito importante que se obtenha um prontuário médico que também poderá ser utilizado como prova do ocorrido. Leve tudo o que tiver na delegacia: e-mails, mensagens, fotos. Qualquer prova que mostra que a vítima sofreu violência. Se houver ferimentos, é importante tirar fotos.

Em caso de gravidez fruto de estupro, o aborto é admitido pela Lei Brasileira, assim como o acompanhamento clínico, psicológico e social antes e depois da interrupção da gravidez.

 

Endereços dos hospitais para atendimento:

Hospital Estadual Pérola Byington
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista
(11) 3248-8000 / 3292-9000

Casa de Saúde da Mulher Professor Domingos Delascio
Rua Borges Lagoa, 418 – Vila Mariana
(11) 5084-4997

Hospital Municipal Dr. Mario de Moraes Altenderfelder Silva (Hospital Vila Nova Cachoeirinha)
Av. Dep. Emílio Carlos, 3100 – Limão
(11) 3986-1128 / 3986 – 1159

Hospital Municipal Carminho Carichio (Hospital Tatuapé)
Av. Celso Garcia, 4815 - Tatuapé
(11) 3394-6980