CCM Capela do Socorro forma turma do curso de Confeitaria e Empreendedorismo

Durante o mês de agosto, o CCM (Centro de Cidadania da Mulher) Capela do Socorro, da Coordenação de Políticas para as Mulheres, promoveu – em parceria com a PLAN International Brasil e a Nívea – o Curso de Confeitaria e Empreendedorismo. Participaram 25 mulheres, que agora terão mais autonomia financeira, requisito importante para a conquista da autoestima.

Entre as formandas estão frequentadores usuais do espaço, como a costureira Neli Cordeiro de Souza – que nas horas de folga busca as atividades como forma de terapia (nos últimos nove anos ela já fez cursos de manicure, design de sobrancelha e pintura em tecido). Neli também utiliza os serviços de psicólogas e assistentes sociais do CCM. “Meus filhos já casaram, eu vivo sozinha e preciso ter algo para passar algumas horas. Gosto muito de conversar com as meninas e trabalhar em grupo”, conta.

Quem participa das atividades também ajuda a divulgar os serviços para outras mulheres da região. É o caso de Valquíria Cândido da Silva, que trabalha em uma cooperativa de materiais recicláveis e foi convidada por uma amiga. “O curso me abriu um novo olhar, tanto no profissional e nas amizades, quanto nos atendimentos realizados (à vítimas de violência) aqui”, diz. Além de aprender receitas e técnicas de confeitaria, as participantes tiveram aulas de como gerir o próprio negócio.

O curso terá uma próxima turma, que deve começar as aulas em outubro deste ano. A iniciativa conta ainda com a parceria do projeto “Famílias que Cuidam”, que atua nas regiões do Campo Limpo e Capela do Socorro.