Zona Sul sedia etapa do Seminário Regional de Políticas para Mulheres

No mês em que se comemoram os 12 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), a Coordenação de Políticas para as Mulheres (CPM) promoveu na manhã de sábado (11) o Seminário Regional de Políticas para as Mulheres, na Zona Sul de São Paulo.

O evento foi realizado no CEU Cidade Dutra e contou com as presenças da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, com o chefe de gabinete Abner Inácio da Silva, da Prefeitura Regional de Capela do Socorro, representando o Secretário Marcos Penido, e o Prefeito Regional, João Batista de Santiago, além dos prefeitos regionais de Santo Amaro, Janaína de Martini; Adailson Oliveira, de Parelheiros, e da assessora jurídica Flávia Aparecida da Silva Santos, representando a Prefeita Regional de M’Boi Mirim; Rita Madureira, da promotora de Justiça Dra Fabíola Sucasas, dos representantes das comunidades e das unidades móveis Ônibus Lilás e LGBT.

Na mesa de abertura, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Érika Mota Santana, começou o evento falando sobre os trabalhos dos três Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) e dois Centros de Referência da Mulher (CRMs) existentes na região.

Com um vídeo de contextualização sobre a história da Lei Maria da Penha, a palestrante Dra. Fabíola Sucasas apresentou os avanços e desafios na atuação do poder Judiciário, que ressaltam a importância de políticas públicas voltadas ao acolhimento e incentivo à autonomia financeira – como as iniciativas presentes nos equipamentos da Coordenação de Políticas para as Mulheres. “A Lei Maria da Penha, considerada a terceira melhor Lei do mundo, trouxe iniciativas que mudaram o Brasil por estarmos diante de violação de direitos humanos. A violência doméstica diminui e essas mudanças se tornam um divisor de águas”, avaliou.

Os próximos eventos do Seminário Regional de Políticas para Mulheres serão nas regiões de Santana (Norte), Itaquera (Leste), Jabaquara (Sul) e Perus (Noroeste).