Pular para o Conteúdo principal
  • Acesso à informação
    Divisor de acesso à informação
  • Transparência São Paulo
    Divisor de transparência São Paulo
  • Legislação
    Legislação
  • Ouvidoria
    Ouvidoria
  • 156
  • LinkedIn da Prefeitura de São Paulo TikTok da Prefeitura de São Paulo YouTube da Prefeitura de São Paulo X da Prefeitura de São Paulo Instagram da Prefeitura de São Paulo Facebook da Prefeitura de São Paulo Diário Oficial
    Divisor de redes sociais
  • Acessibilidade

Prefeitura de São Paulo logo da Prefeitura do Município de São Paulo

Menu
menu
  • Órgãos Públicos arrow_drop_down
    Secretarias
    Outros órgãos
    Subprefeituras
  • Serviços
  • Notícias
Menu close
Acessibilidade Acessibilidade Mobile
  • Órgãos Públicos chevron_right
  • Serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Ouvidoria
Mais opções chevron_left
  • Secretarias
  • Outros órgãos
  • Subprefeituras

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

  1. Início
  2. Secretarias
  3. Direitos Humanos e Cidadania
  4. Mulheres
  5. Notícias
menu Menu do Site
  • A Coordenação
    • Quem é Quem
  • Rede de Proteção
    • REDE DE ATENDIMENTO SMDHC
    • Casa da Mulher Brasileira
    • Casas da Mulher
    • Postos Avançados
    • Unidade Móvel
    • Casas de Acolhimento
    • Assistência Social
    • Saúde
    • Segurança e Justiça
  • Sobre Mulheres
    • Legislação
    • Publicações
  • Programas
    • Auxílio Aluguel
    • Não se Cale
    • Tempo de Despertar
  • COASSED
Imagens de antes e depois de onde se localizava a cracolândia intercalando-se. Onde tinha tráfico de drogas, a Prefeitura fortaleceu a segurança e segue monitorando a região. O nosso Desafio continua - Saiba mais Imagens de antes e depois de onde se localizava a cracolândia intercalando-se.  Onde tinha tráfico de drogas, a Prefeitura fortaleceu a segurança e segue monitorando a região. O nosso Desafio continua - Saiba mais
Exibindo 1 - 1 de 2 resultados.
  • 1
  • 2

Prefeitura comemora Dia Internacional da Mulher com lançamento de parcerias intersecretariais de prevenção à violência

Quinta-feira, 7 de Março de 2013 | Horário: 19:08

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito Fernando Haddad e a secretária de Politicas para as Mulheres, Denise Motta Dau, anunciaram nesta quinta-feira (7) iniciativas de proteção aos direitos da mulher nas áreas de saúde, habitação, assistência social e iluminação pública. No lançamento do programa Mulheres em Todos os Espaços, Haddad defendeu a importância de direcionar os programas sociais para a população feminina.

“Quem é o beneficiário dos programas? Para mim, o chefe da família é sempre a mulher. Então a partir de agora a mulher vai receber o benefício, porque se houver algum problema de violência na família, ela já está protegida e poderá buscar sua segurança e sua dignidade”, afirmou Haddad durante o evento, que reuniu mais de 250 pessoas na sede da Prefeitura, na região central.

As políticas públicas municipais contra o preconceito e as desigualdades de gênero são articuladas pela nova secretaria de Políticas para as Mulheres. “Nós trabalhamos na formulação de ações em três prioridades: enfrentamento da violência contra a mulher, empoderamento por meio da busca da autonomia econômica e ações temáticas intersetoriais. Nestes dois meses trabalhamos bastante para que estas ações intersetoriais começassem a dar frutos”, disse a secretária Denise Motta Dau (Políticas para as Mulheres).

Na área de habitação, foi anunciada hoje a priorização de mulheres vítimas de violência doméstica no Programa Parceria Social. “As mulheres saem de suas casas sem recursos, levando os filhos, sem condições dignas. A ação visa, em um período de emergência, oferecer recursos que dêem condição da mulher se manter até que haja uma nova inserção social, no mercado de trabalho, em uma vida mais digna”, explicou o secretário José Floriano de Azevedo Neto (Habitação).

A prevenção da violência contra a mulher é o objetivo da ampliação e manutenção dos pontos de luz em locais estratégicos da cidade. Segundo o secretário Simão Pedro (Serviços), a iluminação pública está sendo reforçada em locais com incidência de casos de violência sexual e agressões. A partir de informações dos movimentos sociais, da Guarda Civil Metropolitana e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, serão instalados em 2012 cerca de mil novos pontos de luz por mês.

“São ações aparentemente simples, mas com resultados muito importantes na vida das mulheres de São Paulo. A violência é um dos obstáculos à plena emancipação feminina”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.

No campo da saúde, Haddad anunciou que a primeira ação concentrada da rede Hora Certa irá realizar 90 mil exames de mamografia, ultrassom transvaginal e de mamas, ao longo de três meses. A fila de espera por estes serviços está entre as maiores no município. Os exames serão realizados por meio do Programa Hora Certa na rede já existente, em unidades de saúde municipais ou de parceiros. Os investimentos são uma parceria com o Ministério da Saúde.

Durante o evento, a secretária Luciana Temer (Assistência Social) anunciou ainda a criação de um protocolo unificado de atendimento voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. “A verdade é que a não efetivação dos direitos sociais acaba por perpetuar uma situação de submissão e desigualdade contra as mulheres”, disse a secretária Luciana Temer.

Durante o evento foi também apresentada a cartilha “A São Paulo que queremos não tolera violência contra a mulher”, com orientações para mulheres vítimas de violência. O manual contém toda a Lei Maria da Penha, explicações sobre os direitos das mulheres, bem como os endereços de todos os Centros de Cidadania da Mulher (CCM), Casas Abrigo e Centros de Atendimento para Mulheres Vitimas de Violência.

Mensagens conscientização sobre o assunto circularão nos meios de comunicação instalados na rede de transportes públicos. Em toda a frota municipal, desde o dia 1º de março, uma edição do Jornal do Ônibus divulga a situação atual dos casos de violência contra a mulher. Os funcionários da Secretaria Municipal de Transportes e das empresas concessionárias também serão capacitados com informações sobre os direitos femininos. Além disso, um grupo de trabalho intersetorial foi estabelecido para a criação de políticas de prevenção do assédio sexual no transporte público.

collections
Galeria de imagens
    Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

    R. Libero Badaró, 119, centro

    Tel.: (11) 2833.4150 

    Contatos
    call 156
    Redes Sociais
    Icone do LinkedIn Icone do YouTube Icone do Instagram Icone do Facebook
    Fale Conosco em Libras
    Este sitio possui um selo de acessibilidade digital.
    logo da Prefeitura do Município de São Paulo

    © COPYRIGHT 2026, Prefeitura Municipal de São Paulo Viaduto do Cha, 15 - Centro - CEP: 01002-020

    HAND TALK

    Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

    A Prefeitura de São Paulo valoriza sua privacidade!

    Em nosso site, utilizamos cookies, que são arquivos salvos no seu computador para auxiliar a coletar informações sobre suas preferências e sobre outras páginas da internet visitadas por você a fim de otimizar sua experiência de navegação em nosso site, apresentando conteúdos personalizados. Ao selecionar "Aceitar todos", você consente com a utilização de cookies. Saiba mais