PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ministros debatem o trabalho e a saúde da mulher durante seminário promovido pela Fundacentro

Coordenação de Autonomia Econômica da SMPM esteve presente no seminário que abordou as condições de trabalho das mulheres no Brasil

10/11/2014 18h23

Com informações do site da Fundacentro

A coordenação de Autonomia Econômica da SMPM esteve presente no II Seminário de Sociologia da Fundacentro “Condições de Trabalho das Mulheres no Brasil”, realizado no último dia 7/11, no auditório Edioson Hatem, reunindo pesquisadores (as), educadores (as), estudantes, sindicalistas e profissionais atuantes em Saúde e Segurança do Trabalho.

Este ano o seminário foi aberto com uma conferência magna da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e esteve dividido em duas mesas redondas: a primeira discutiu o trabalho das manicuras e das engenheiras. A segunda, abordou a luta das mulheres pelo reconhecimento do trabalho no campo e na cidade.  
Durante a sessão solene de abertura , os ministros do Trabalho e da Secretaria Especial da Mulher falaram da importância de promover políticas publicas para a mulher. A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis agradeceu a presença de ambos os ministros para o debate de um tema tão importante que é o trabalho, a saúde e a proteção da mulher.

Para o ministro Manoel Dias, o país vive um grande crescimento econômico e de geração de empregos. Ele destacou o trabalho que a ministra Eleonora Menicucci vem realizando em investir no fomento de discussões para erradicar a desigualdade de gênero.

A ministra Eleonora relatou a intenção de parceria entre a Secretaria Especial da Mulher e a Fundacentro para a discussão do tema e melhor articulação dos trabalhos de gênero.

Após a abertura do evento, ainda no período da manhã, teve inicio as palestras da mesa 1 com a apresentação das pesquisadoras, Maria Rosa Lombardi, da Fundação Carlos Chagas, com o tema: “Carreiras femininas nas engenharias: barreiras intransponíveis?”, e das pesquisadoras da Fundacentro, Juliana Andrade Oliveira, com o tema: “A produção da beleza pessoal: análise do trabalho das manicuras” e Myrian Matsuo com o tema: “As mulheres e o trabalho de cuidar”.

Foto: Renato Alves/MTE