Mais de 500 imigrantes foram atendidos na Semana de Trabalho e Renda

 

 

A Prefeitura de São Paulo realizou, entre os dias 2 e 4 de abril, a Semana de Trabalho e Renda para Imigrantes no CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, Bela Vista, localizado no centro da cidade. A ação, coordenada pelas Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, intensificou o acesso da população imigrante ao mercado de trabalho por meio de serviços e orientações gratuitas.

A equipe técnica do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo marcou presença no evento, oferecendo intermediação de mão de obra, orientações e formalização do MEI – Microempreendedor Individual, além de oficinas e palestras sobre o mercado de trabalho, elaboração de currículo e como se portar em entrevistas de emprego. Ao todo, mais de 500 imigrantes foram atendidos durante os quatro dias de evento. Além das vagas do banco de dados do CATe, o Grupo Pão de Açúcar disponibilizou 100 oportunidades exclusivas para imigrantes.

Segundo o observatório de migrações da Unicamp, a maior parte da população imigrante decide mudar de país em busca de novas oportunidades de emprego e qualificação. De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 400 mil imigrantes vivem na cidade de São Paulo. Considerando que tais dados não contabilizam imigrantes em situação irregular, a população imigrante na cidade é ainda maior. Os dados são de 2017.

“Esta ação feita em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania teve como objetivo preparar, qualificar e dar suporte a imigrantes que buscam uma nova oportunidade no nosso país. Por meio de oficinas e palestras, os imigrantes passam a ter uma melhor noção do que se é exigido em processos seletivos, além de receber dicas e orientações sobre entrevistas e dinâmicas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu palestras sobre empreendedorismo, economia criativa, gestão de gastos e desenvolvimento de planos de negócio. “Os empreendedores imigrantes receberam orientações de como formalizar o seu empreendimento, assim como dicas de como se destacar no mercado”, completa Aline Cardoso.

Foram realizadas oficinas voltadas à educação financeira e gestão de gastos, à saúde mental e economia solidária e ao empreendedorismo criativo imigrante. As atividades foram desenvolvidas, respectivamente, pelo Banco Central, Rede de Saúde Mental e Economia Solidária e pela organização Migraflix.

A Covisa – Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, orientou sobre vigilância sanitária, manuseio de alimentos e cuidados no preparo e limpeza da cozinha, para os imigrantes que desejam investir no empreendedorismo gastronômico.

“Nosso objetivo era ampliar o atendimento ao imigrante, demonstrando que a Prefeitura de São Paulo o apoia e valoriza – nosso município, afinal de contas, foi construído por imigrantes! Para isso foi muito importante a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em todas as etapas, e também com o Grupo Pão de Açúcar, que se dispôs a recrutar amplamente essas pessoas para trabalhar, aceitando os documentos apresentados pelos imigrantes e não exigindo experiência prévia. São portas que se abrem, mãos que se estendem, num exemplo que poderia e deveria ser seguido por tantas outras empresas paulistanas”, afirma Berenice Giannella.

Durante os quatro dias de evento, a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo ofertou o serviço de emissão e prorrogação de carteiras de trabalho para imigrantes.

Os serviços ofertados pelo CRAI funcionaram regularmente, mesmo com a execução do evento. O equipamento realiza, em média, 900 atendimentos mensais à população imigrante – principalmente orientação para regularização migratória e acesso aos serviços públicos.

Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente
Tem como objetivo implementar a Política Municipal para População Imigrante, trabalhando pelo reconhecimento dos imigrantes como sujeitos de direitos e pela não-criminalização daqueles que migram, promovendo o acesso aos serviços públicos e favorecendo a integração local, independentemente de nacionalidade, situação migratória ou documental.

CATe
O CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é uma rede com 24 unidades de atendimento gratuito ao cidadão distribuídas por todas as regiões da capital paulista que visa orientar o trabalhador e o empreendedor. Entre os principais serviços estão recolocação de profissionais no mercado de trabalho, por meio de vagas em diversas empresas, oficinas de orientação ao trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho

O CATe também faz a formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual. As empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação de Vagas, que recebe o cadastro de oportunidades de trabalho pelo email: solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br