Mapeamentos Colaborativos

 

 

O atendimento à população imigrante no Município de São Paulo conta com o auxílio e participação de diversas fundações, organizações e coletivos da sociedade civil. Desta forma, torna-se necessário conhecer a rede de atores que trabalham com o tema, promovendo a troca de experiências e conhecimentos – e, também, facilitando o acesso da população imigrante a tais iniciativas e serviços.

Por isso, a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) apresenta o Mapeamento dos Grupos de Imigrantes ou Ligados à Temática Migratória no Município de São Paulo. Além desse mapeamento, são também apresentados o Mapeamento de Feiras Imigrantes do Município de São Paulo e o Mapeamento de Cursos de Português Oferecidos pela Sociedade Civil no Município de São Paulo.

A atualização anual do mapeamento está prevista na Política Municipal para a População Imigrante da Cidade de São Paulo, instituída pela Lei Municipal 16.478/2016. O art. 2º, parágrafo único, do Decreto Municipal 57.533/2016, que a regulamenta, afirma que “como forma de incentivo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC realizará e divulgará mapeamento colaborativo anual dos coletivos, associações e organizações da sociedade civil referidos no “caput” deste artigo, indicando o perfil de sua atuação”. O mapeamento produzido pela Coordenação é uma ação do poder público municipal que tem como finalidade reconhecer, valorizar e divulgar as iniciativas da sociedade civil na construção de uma cidade de todas e todos os imigrantes, alcançada mediante a participação social ampla e a articulação entre poder público e sociedade civil .

Gostaríamos de agradecer a todos que se cadastraram nos formulários, responderam nossas demandas de atualização de dados e também àqueles que demonstraram interesse em consultar Mapeamento dos Grupos de Imigrantes ou Ligados à Temática Migratória no Município de São Paulo as informações durante seu período de produção. Os mapeamentos estão disponíveis para livre acesso e consulta.
 

NOVO - Participe do Mapeamento de Serviços de alimentação; Feiras culturais;  Grupos ligados à temática migratória, e
Canais de comunicação. Preencha o formulário.

- Mapeamento de Feiras Imigrantes do Município de São Paulo

- Mapeamento de Cursos de Português Oferecidos pela Sociedade Civil no Município de São Paulo

- Mapeamento dos Grupos de Imigrantes ou Ligados à Temática Migratória no Município de São Paulo