Comissão eleitoral divulga resultados da eleição para o Conselho Municipal de Imigrantes

 

 

A comissão eleitoral responsável pela apuração da primeira eleição direta do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo, desde a sua constituição em 2016, divulgou os dados relativos ao pleito ocorrido no domingo, 10 de junho.

Votaram nos seis postos de coleta de votos, distribuídos em cinco regiões da cidade (incluindo a sede do Centro de Referência de Atendimento do Imigrante, CRAI, no centro, onde é maior a concentração de imigrantes), um total de 1.516 pessoas de 51 nacionalidades diferentes – a expectativa da comissão eleitoral era de que cerca de 800 votantes comparecessem.

Foram registradas 40 candidaturas, das quais 32 são de pessoas físicas imigrantes e oito de coletivos formados por associações e organizações de imigrantes e de apoio a imigrantes. As candidaturas representam 22 nacionalidades de imigrantes radicados em São Paulo, de quatro continentes, sendo 32,5% delas compostas por mulheres. A composição dos conselheiros eleitos deve ser divulgada após o dia 29 de junho, prazo final para que as associações e organizações indiquem os seus representantes.

Com mandato de dois anos (2018-2020), o Conselho Municipal de Imigrantes é um órgão consultivo vinculado à Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Sua atribuição é a de formular, monitorar e avaliar a Política Municipal para Imigrantes de São Paulo. A composição do conselho é paritária entre sociedade civil e poder público.