Prefeito e Secretária de Direitos Humanos e Cidadania visitam novas instalações do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)

 

 

O prefeito Bruno Covas visitou nesta terça-feira (22) as novas instalações do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), na Rua Major Diogo, 834, Bela Vista. O CRAI funciona como porta de entrada para os serviços da rede pública oferecidos aos imigrantes que chegam à capital, independentemente da situação migratória e documental.

“São Paulo é uma cidade de imigrantes, que sempre acolheu bem, e o mínimo que podemos fazer é dar orientações e auxiliar essas pessoas até porque muitas delas passaram por grandes traumas saindo do país onde estavam para vir para cá”, destaca o prefeito Bruno Covas.

O serviço é uma iniciativa pioneira no Brasil, reconhecida internacionalmente. Desde sua criação, em 2014, o CRAI já realizou mais de 15 mil atendimentos.

“Aqui os imigrantes recebem auxilio jurídico, qualificação para o mercado de trabalho, atendimento psicológico, social e encaminhamento para cursos de português. Ou seja, a pessoa sai daqui com algum tipo de encaminhamento para refazer a sua vida”, ressalta a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Eloísa Arruda. “Nossa missão é fazer com que os que chegam – sejam eles imigrantes ou refugiados – possam realizar um processo de adaptação segura e tranquila, com todas as garantias legais”, completou a secretária.

O novo local conta com espaço maior do que o anterior e conta com orientações socioassistenciais sobre regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União) e encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende imigrantes vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.

A nova sede conta com a atuação de uma equipe multiprofissional capacitada para atender os imigrantes em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili e lingala. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes
Rua Major Diogo, 834, Bela Vista
(11) 2361 3780 / (11) 2361 5069
Atendimento das 8h às 18h.