Festa de Alasita movimenta região do Brás

 

 

 

A cultura, o folclore e a gastronomia boliviana em destaque. Com as presenças do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, a comunidade boliviana – segunda maior imigrante da cidade com mais de 66 mil pessoas regulares de acordo com dados de 2017 da Polícia Federal e a que mais cresce no município – celebra nesta quinta (24/01), na praça Ulisses Guimarães, no Brás, a Festa de Alasita.

No palco do evento, Berenice recebeu de presente uma “illa” – réplica em miniatura de um símbolo milenar que traz prosperidade – e ponderou a relevância de encontros como este: “Contem conosco para contribuir na aproximação e na ajuda para `diminuir´ a distância de vocês com seu país. São Paulo é uma cidade muito acolhedora”, disse.

A feira andina realizada em 24 de janeiro faz parte do Calendário Oficial de São Paulo, por meio do decreto nº 54788/2014 e é reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. A festividade, que existe desde 1999, é originária de La Paz, capital boliviana, e comemorada em diversos países do mundo. A data marca a aquisição das alasitas (miniaturas de bens materiais que simbolizam o objetivo de ascensão social e econômica), ritual para que seus desejos se realizem graças ao Deus da Abundância – El Ekeko. Abençoadas tanto por padres como por curandeiros, as alasitas são encontradas por toda praça.

Na edição deste ano, a festa contou com a cooperação das duas principais organizações de imigrantes bolivianos: ASSEMPBOL (Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra) e Feira Kantuta (Associação Gastronômica Cultural Folclórica Boliviana “Padre Bento” e o tema “Por que a união faz a força”. O evento é de fundamental importância na promoção, integração e autonomia das expressões culturais da população boliviana.

Festa Alasita
Praça Ulisses Guimarães, S/N – Brás
Até 22h