30 de Julho – Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas

 

 

 

Uma das mais graves violações aos direitos humanos é, paradoxalmente, a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Daí a necessidade de se combater o tráfico de pessoas.

Apesar de não ser uma prática recente, o tráfico de pessoas recentemente se transformou em uma modalidade moderna e dinâmica de escravidão, na qual o explorador priva suas vítimas de todos os direitos que lhes são fundamentais, com o objetivo de promover submissão para fins de abuso sexual, trabalho escravo e exploração econômica – de mendicância forçada a fraudes, passando por casamentos falsos e até mesmo remoção e uso ilegal de órgãos humanos. Como o Brasil é signatário de uma série de compromissos internacionais referente à proteção aos direitos humanos, à prevenção e ao combate ao tráfico de pessoas, lutar contra esse crime é dever de todos nós.

A partir desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos também adere à campanha internacional Coração Azul, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, prédios e instalações públicas – como a Prefeitura Municipal e o Viaduto do Chá – estarão iluminados com a cor azul. A cor e o símbolo da campanha representam a tristeza das vítimas deste crime, bem como a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.