Informações sobre acolhimento

O acolhimento é feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A Prefeitura Municipal de São Paulo possui, atualmente, 572 vagas destinadas para imigrantes. As vagas estão distribuídas nos centros de acolhida listados abaixo.  Além destas, as demais vagas existentes na rede sócio-assistencial também podem ser acessadas por imigrantes. Para mais informações, acesse:  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do CRAI, poderá fornecer orientações para imigrantes sobre como acessar a rede de acolhimento sócio-assistencial.

Centros de Acolhida especializados em acolher população imigrante

Centro de Acolhida para Imigrantes – Bela Vista
Entidade conveniada: SEFRAS
Capacidade de 110 vagas (misto)

Centro de Acolhida para Imigrantes – Pari
Entidade conveniada: Missão Scalabriniana
Capacidade de 200 vagas (misto) 

Centro de Acolhida para Imigrantes – Penha
Entidade conveniada: Associação Palotina
Capacidade de 80 vagas, exclusivo para mulheres e crianças imigrantes 

Centro Temporário de Acolhida - São Mateus
Entidade conveniada: ASCOM
Capacidade de 182 vagas, exclusivo para homens, acima de 18 anos em situação de vulnerabilidade (pessoas imigrantes e pessoas em situação de rua)

Como solicitar vaga em um Centro de Acolhida?
A solicitação poderá ser feita por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do mesmo território que o Centro de Acolhida. Horário de funcionamento dos CREAS: das 8h às 18h, segunda a sexta-feira.

Para acessar os serviços do Centro de Acolhida Bela Vista, os/as interessados/as deverão entrar em contato com o CREAS Bela Vista, Rua Bandeirantes, 55, Bom Retiro, telefones (11) 2383-4480 e (11) 3311-0920.

Para acessar os serviços dos Centros de Acolhida Pari e Penha, os/as interessados/as deverão entrar em contato CREAS Mooca, Rua Síria, 300, Tatuapé, telefone +55 (11) 2225-1302.

Para acessar os serviços do Centro Temporário de Acolhida São Mateus, os/as interessados/as deverão entrar em contato CREAS São Mateus, Rua Ângelo de Cândia, 964, telefones:  +55 (11) 2012-6406 / 2012-5987 / 2012-6092.