PREFEITURA DE SÃO PAULO

Participantes do Transcidadania recebem 240 kits de material escolar doados por funcionários de empresa multinacional

19/12/2018 16h50

 

 

Funcionários de uma empresa multinacional de análise de informações e dados doaram 240 kits de material escolar para pessoas trans beneficiárias do programa Transcidadania. A cerimônia de entrega das doações aconteceu nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no centro de São Paulo.

Cada kit – composto por caderno, lápis, borracha, apontador e caneta – será utilizado por participantes do programa durante o próximo ano letivo (para se inscrever, mulheres transexuais e homens trans precisam estar matriculados em escolas da rede de ensino, em cursos supletivos destinados a jovens e adultos – EJA).

Os primeiros kits foram entregues pela secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Marisa Fortunato. Junto com o kit cada beneficiária recebeu também uma camiseta do Transcidadania, entregue pela Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria. O objetivo do programa é a elevação do nível de escolaridade com o foco no ingresso no mercado de trabalho.

Programa Transcidadania

Desde seu início, em 2015, o Transcidadania já atendeu a 586 pessoas trans. O programa também promove palestras em empresas sobre a importância da empregabilidade trans e a inclusão no mercado de trabalho. Este ano, 76 beneficiárias e beneficiários foram encaminhados para entrevistas de emprego.

Foi por meio de uma dessas palestras que os funcionários – com o apoio da empresa e reunidos em um comitê de diversidade – resolveram doar os kits. Eles ainda escreveram cartas com mensagens de boas festas e de incentivo aos participantes.

As inscrições para o Transcidadania podem ser feitas nos Centros de Cidadania LGBTI mantidos pela Secretaria, por meio de sua Coordenação de Políticas LGBTI (são quatro na cidade de São Paulo). Os participantes recebem apoio jurídico, social e participam de oficinas que ajudam na qualificação profissional, além de uma bolsa mensal como auxílio financeiro.