Pinacoteca do Estado contrata seis pessoas trans do Programa Transcidadania

 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo contratou seis pessoas beneficiárias do Programa Transcidadania para compor sua equipe. O resultado é fruto de um trabalho que já vem sendo realizado há alguns meses pelo Departamento de Políticas para LGBTI por meio do Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, localizado na região norte da cidade.

O Centro de Cidadania iniciou uma série de palestras e sensibilizações quanto à temática LGBT para os colaboradores da Pinacoteca, possibilitando assim o entendimento e o respeito a estas cidadãs e cidadãos trans. A partir dai surgiu o tema empregabilidade trans e, em conversa com os colaboradores do museu, foi estudada a possibilidade de inserção de pessoas trans no quadro de funcionários.

Para Maude Salazar, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI na Região Norte, a contratação de seis pessoas trans de uma só vez na Pinacoteca - além de ser de extrema importância para a vida destas pessoas - abre um precedente para o movimento LGBT. “Isso mostra que cada vez mais as empresas estão interessadas em dar oportunidade, respeitar e empoderar essa parcela da sociedade que sempre teve que lutar para conseguir o mínimo de respeito, dignidade e visibilidade, afirma.

Segundo Ivan Batista, Diretor de Políticas para LGBTI, esse resultado é reflexo da melhoria do Programa Transcidadania - que, com sua descentralização, ganhou capilaridade e força para alcançar lugares onde não chegava. “O Trancidadania vem firmando diversas parcerias para empregabilidade e formação profissional, isso é um grande avanço para a política pública”, complementa.

Sobre o Programa Transcidadania - O objetivo do programa é oferecer condições para elevação da escolaridade, qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho para travestis, mulheres trans e homens trans, promovendo autonomia financeira com a execução de atividades educacionais e/ou profissionalizantes.

O Programa Transcidadania está presente nos 4 Centros de Cidadania LGBTI:

Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas (Região Central)
Rua Visconde de Ouro Preto, 118 – Consolação
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 3225-0019

Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 2032-3737

Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)
Rua Plínio Pasqui, 186, Parada Inglesa
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 2924-5225 | 2894-2957

Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris (Zona Sul)
Rua São Benedito, 408 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 5523-0413 | 5523-2772