PREFEITURA DE SÃO PAULO

Centro de Cidadania LGBT participa do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

Espaço abrigará parte da programação do festival que chega em sua sétima edição

08/11/2016 14h31

O Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, participa do 7o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

O tema desta edição é "Narrativas de Gênero: feminino, feminismo e outras histórias". Como acontece anualmente, a programação foi elaborada em conjunto com escolas, coletivos e instituições locais, e contará com três dias de contação de histórias, exposições, autores na praça, sarau, conversa com autores, venda e troca de livros, intervenções teatrais, dança e música na região leste de São Paulo.

O Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont sediará uma parte da programação. No dia 9, o espaço recebe a oficina de lambes do coletivo Lambidas Periféricas. Na quinta-feira, dia 10, o escritor Vandeí Oliveira lança seu livro “Falo”, e participa de uma roda de conversa. E na sexta-feira, dia 11, acontece o encontro com o cineasta Rafael Aidar e exibição de seus curtas "O Pacote" e "Submarino".  Todas as atividades são gratuitas.

Em diálogo com as atividades do festival, no dia 9 também acontece o ato em memória de Laura Vermont e pelo fim da violência contra a comunidade LGBT. O ato terá início às 18h e contará com a participação do TRANSarau, do Cursinho Popular Transformação, do Coletivo Bichx Soltx e das intervenções artísticas  do Lambidas Periféricas.

Programação

Oficina de Lambes: Lambidas Periféricas
Um encontro para promover formação política e artística ao gênero LGBT e demais interessados em participar. A oficina pretende estimular a criação de poéticas coletivas e intervenções urbanas, com a linguagem do estêncil e do lambe--lambe, proporcionando apropriação e diálogo entre espaços públicos da cidade.
Dia 9/11, 14h
Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Endereço: Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista

Ato em Memória de Laura Vermont e pelo Fim da Violência contra a Comunidade LGBT
Um ato artístico e político para trazer à comunidade reflexões sobre o cenário de preconceito e violência contra a diversidade sexual. Três coletivos se reúnem em um sarau fazendo a apropriação do espaço público. O TRANSarau organiza esse encontro no Festival e traz sua experiência de eventos organizados por estudantes, coordenadorxs e professorxs do Cursinho Popular Transformação em um espaço de representatividade da população LGBTQI+ para manifestações por meio de performances poéticas (ou não), dança, bate-cabelo, microfone aberto e o que mais vier. O Coletivo Bichx Soltx apresenta Homens de Saia, intervenção artística com poesia, dança, teatro e música que questiona o patriarcado e as imposições de gênero na sociedade. O Lambidas Periféricas, apoiado pelo programa VAI 2016, fará uma intervenção artística urbana com lambes no espaço.
Dia 9/11, das 18h às 20h
Avenida Nordestina, altura do nº 3.554, São Miguel Paulista

Lançamento do Livro "Falo", de Vandeí Oliveira + Roda de Conversa
Segundo o autor, a obra é uma afirmação de quem fala o que pensa, e o título vem da poesia de mesmo nome, que faz uma crítica a uma sociedade falocêntrica, machista e homofóbica, de valorizações inversas. Suas poesias trazem uma raiz nordestina (discreta), que interage com as origens do autor, mas é revisitada por questões subjetivas, reflexivas, com influência marginal e vivências periféricas.
Dia 10/11, 15h
Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Endereço: Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista

Encontro com o Cineasta Rafael Aidar
Uma conversa cinematográfica com o cineasta e roteirista brasileiro Rafael Aidar e exibição dos seus curtas-metragens "O Pacote" e "Submarino". "O Pacote" conta a história de Leandro e Jefferson, dois jovens que se unem em uma ligação instantânea e logo percebem que não se trata de uma amizade comum. Para ficarem juntos, Leandro deverá lidar com algo irreversível. Algo que faz parte do pacote. Já "Submarino" é um curta-metragem sobre Olavo. Ele vive isolado, aos 85 anos, após dois anos da morte de seu companheiro. Na solidão do luto, Olavo se aventura pelo mundo virtual, submergindo em uma grande fantasia entre os espaços públicos e privados da internet.
Dia 11/11, 15h
Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Endereço: Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista

Centro de Cidadania Laura Vermont
Em homenagem à travesti assassinada há pouco mais de um ano, vítima de violência motivada por sua identidade de gênero na Zona Leste de São Paulo, o Centro de Cidadania LGBT Zona Leste recebeu o nome de Laura Vermont.

Um dos quatro equipamentos do município de São Paulo dedicados à população LGBT, o Centro fornece assessoria jurídica, psicológica, atendimento a vítimas de violência motivada por identidade de gênero e/ou orientação sexual, além da realização de palestras, atividades culturais e rodas de conversas para a comunidade LGBT.

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel
Dias 9, 10 e 11 de novembro
Mais informações: https://www.facebook.com/events/180848842361946/