Casamento Coletivo Igualitário

A iniciativa surgiu em 2017 como parte integrante da campanha “São Paulo Com ReSPeito” que busca resgatar a dignidade das pessoas LGBTI e dialogar sobre inclusão e respeito à diversidade sexual. A ação tem como objetivo unir legalmente casais homoafetivos que desejam oficializar a união civil e não possuem condições financeiras.

O Casamento Coletivo Igualitário foi uma iniciativa criada pela Coordenação de Políticas para LGBTI em atendimento a uma demanda do movimento social para reafirmar um direito já conquistado pela comunidade LGBT.

Nos anos de 2017, 2018 e 2019 o evento teve amplo apoio de empresas que ajudaram no evento como patrocinadoras e apoiadores. Com essa ação afirmativa, a Coordenação de Políticas para LGBTI mostra para a população da cidade de São Paulo que o mais importante é criar a cultura do respeito, não importa a orientação sexual ou a identidade de gênero da pessoa, todos devem ser respeitados na suas diferenças e igualdades e o acesso à cidadania não deve ser restrito a uma parcela da sociedade.

Em razão da pandemia de COVID-19, para seguir os protocolos de saúde e prevenção, o evento não foi realizado nos anos de 2020 e 2021. Será retomado conforme a normalização do quadro pandêmico.