22ª Parada LGBT traz eleições como tema e empolga milhões de pessoas

 

 

A celebração da diversidade e a importância em se conscientizar na política e no voto. Três milhões de pessoas foram à Avenida Paulista neste domingo (03/06) comemorar o orgulho LGBT, que chegou a sua 22ª Parada e, este ano, com o slogan “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”.

Artistas, vereadores, deputados e o prefeito Bruno Covas deram o pontapé inicial para a Parada. “É um orgulho para a cidade de São Paulo sediar este evento maravilhoso. E o meu compromisso é de que, no meu governo, nós não admitiremos nenhum tipo de preconceito. A cidade de São Paulo dá um exemplo para o mundo na promoção da diversidade”, afirmou Covas. Para a apresentadora de TV Fernanda Lima é importante cessar a LGBTfobia, que ainda mata centenas de pessoas no país.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, destacou que o tema da Parada deste ano ajuda a tornar a sociedade menos conservadora e mais próxima dos direitos humanos. “Além da festa, é importante que o evento represente também uma chamada de consciência da população LGBTI à cidadania política”, disse.

 

22ª Parada do Orgulho LGBT

A edição 2018 da Parada do Orgulho LGBT foi promovida pela ONG APOGLBT e pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O investimento público foi de R$ 1.598.064,87, contando com seis trios elétricos, sete postos médicos e também toda a infraestrutura para o show de encerramento no Vale do Anhangabaú. Ao todo na Parada desfilaram 18 trios, com shows de Anitta, Pablo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion.

Houve também atividades inclusivas realizadas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, como balé com cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e intérpretes de libras, incluindo a participação de uma drag queen surda do Rio de Janeiro.

As empresas Skol e Uber foram os patrocinadores máster desta edição. De acordo com os organizadores, a Parada gera mais de três mil empregos diretos e indiretos, sendo o maior evento público da cidade de São Paulo.