Dia da Visibilidade Lésbica e Bissexual

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual faz referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais - Senale, ocorrido em 29 de Agosto de 1996 no Rio de Janeiro. Foi o primeiro encontro a reunir oficialmente mulheres lésbicas de todo o Brasil.

A data é importante para reforçar a luta das mulheres lésbicas e bissexuais contra a lesbofobia e bifobia, dando voz e visibilidade a essas pessoas que lutam diariamente pelo direito de desejar e amar, sem que outros estabeleçam direitos e padrões sobre seus corpos e afetos.

Durante o mês de agosto foram realizadas algumas ações nos Centros de Cidadania com foco no estímulo ao debate, autoafirmação e visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais na cidade de São Paulo.

Por meio dos Centros de Cidadania LGBTI, a Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania está de portas abertas para colaborar com o movimento de mulheres lésbicas bissexuais, não somente nesta data, mas ao longo do ano todo. Estamos aqui para ouvir, debater, dialogar. Para lutar e resistir – por nenhuma de nós a menos.

Lutar contra a lesbofobia e bifobia é um ato de resistência, é lutar contra a invisibilidade! E, também, lutar para que ninguém tenha vergonha de ser quem se é.