Qualifica Mais Progredir

O Programa Qualifica Mais Progredir é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude, estão oferecendo para jovens da cidade de São Paulo o curso de Microempreendedor Individual (MEI).

O objetivo do programa é auxiliar jovens que já são empreendedores ou que desejam começar a empreender, mostrando quais são os passos necessários para iniciar uma carreira no empreendedorismo. Neste curso os jovens aprenderão aspectos legais e tributários, entendendo como se tornar um empreendedor formal. Além disso, faz parte da grade curricular do curso conteúdos como desenho de negócios, análise de mercado, estratégias de vendas, negócios digitais e planejamento financeiro. Por fim, concluirão o curso aprendendo a desenvolver um plano de negócios. Entre as habilidades que os jovens participantes do Programa Qualifica Mais Progredir desenvolverão durante o curso estão as habilidades de organização e planejamento, análise de cenários, relacionamento com o cliente, comunicação digital e educação financeira.

O curso possui carga horária de 160 horas e será ofertado em modo presencial, em regiões espalhadas pela cidade, com foco nas periferias. A fim de auxiliar os participantes no deslocamento e alimentação durante o período de aulas, será oferecida ajuda de custo diária de R$ 15,00.

O programa visa atender jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, sendo assim, para se inscrever, é necessário atender os seguintes requisitos:

  • idade entre 18 e 29 anos;
  • residir no município de São Paulo;
  • possuir no mínimo ensino fundamental completo;
  • estar cadastrado no Cadúnico;
  • possuir conta bancária em seu nome.

Além dos requisitos básicos para participação no curso, haverá reserva de vagas para jovens mulheres, negros, transsexuais, indígenas e imigrantes.

Ao longo do ano de 2022 serão oferecidas 3.000 vagas para jovens de toda a cidade de São Paulo. A previsão de início das primeiras turmas é para o mês de abril, e as inscrições devem ser realizadas por este LINK.