Semana das Juventudes 2021

Confira todas as informações da Semana das Juventudes 2021

 

 

A Semana das Juventudes 2021 foi realizada majoritariamente em formato online, dadas as condições sanitárias da pandemia do Covid-19 e a necessidade de se planejar um evento da forma mais segura possível. Além da programação oficial, organizada pela Coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, entre os dias 09 e 18 de agosto, houve também ao longo do mês uma ampla programação cultural espalhada por pontos da cidade, realizada em formato híbrido, atendendo a todas as medidas de segurança. A programação oficial, composta por lives, webinários, workshop e shows, atingiu mais de 34 mil pessoas. Somando as 3 edições (2019, 2020 e 2021), foram mais de 70 mil jovens impactados pelas ações.

A programação oficial se dividiu em dias temáticos, definidos a partir das iniciais da palavra JOVEM. Os temas que orientaram as ações à cada dia foram:

09/08 - Juventudes Diversas
10/08 - Oportunidades
11/08 - Vida Saudável
12/08 - Educação e Cultura
13/08 - Mobilização Social

O evento foi iniciado, na manhã do dia 09/08 com um painel virtual que conectou diversas organizações, tanto do primeiro quanto do terceiro setor. Ao discutirem juntos a pergunta norteadora - "Como fortalecer as potências das juventudes de São Paulo?", tais organizações puderam divulgar as ações que já praticam, pensar em projetos futuros e estreitar laços, sempre em prol das juventudes paulistanas.

Assim, ao longo de toda a semana foram realizados diversas lives, webinars, e workshops, com importantes parceiros como Nubank, Kroton, GOYN, Plan International, Eureca, Brasil Cursinhos e Politize. Outros destaques da Semana das Juventudes 2021 foram o workshop de meditação e mindfulness oferecido pelo Projeto TranquilaMente e o lançamento de ferramentas de orientação vocacional e formação profissional disponibilizadas pela Galena, Eureca e Instituto Capitalismo Consciente. Garantindo a acessibilidade do evento, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realizou a tradução simultânea em LIBRAS durante toda a programação.

Por fim, a Semana das Juventudes 2021 se encerrou oficialmente na noite do dia 13/09, com a posse do recém eleito Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, no auditório do Centro Cultural São Paulo, e o show de funk do Mc Menor Mr, transmitido pelas redes sociais do Centro Cultural da Juventude.

Ainda no mês de agosto, foram realizadas diversas ações culturais, como instalação de totens, a pintura da empena “Construindo sonhos”, realizada pela artista Jess Vieira, na Zona Norte de São Paulo, como parte do Museu de Arte de Rua, além de saraus, batalhas de hip hop, debates, e outras intervenções culturais espalhadas pela cidade, todas realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Confira aqui tudo o que rolou na Semana das Juventudes 2021