10% das vagas do Bolsa Trabalho serão para jovens imigrantes

 

 

A Coordenação de Políticas para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania visitou no último dia 29/05 (terça-feira) o CTA (Centro Temporário de Acolhimento) São Mateus, na zona leste, onde estão 182 imigrantes venezuelanos que chegaram a São Paulo por meio do acordo de interiorização da Prefeitura, do Governo Federal e do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Em conversa com os jovens imigrantes, a equipe apresentou os projetos da pasta, além do compromisso de incluí-los em ações que tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho. 12 Jovens de 18 a 20 anos preencheram fichas de inscrição do programa Bolsa Trabalho, que garante 10% das vagas para imigrantes.

A coordenadora de políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, Andrea Zamur, disse que “devem ser valorizadas estratégias como essas, que promovem a inclusão de imigrantes e que esses jovens têm muito a contribuir para o nosso país, daí a importância em capacitá-los”.

Bolsa Trabalho

O programa Bolsa Trabalho é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Emprego e Empreendedorismo, Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia, para jovens com idade entre 16 e 20 anos.

As aulas são realizadas nas sedes dos 12 FabLabs existentes em São Paulo – equipamentos da Secretaria Municipal de Emprego e Empreendedorismo localizados em diferentes pontos da região de São Paulo, para desenvolver projetos de tecnologia como start-ups. Nos FabLabs os jovens bolsistas participam de cursos de tecnologia de terça à sexta-feira; nas segundas e sextas-feiras ainda assistem a aulas de Direitos Humanos, na sede da SMDHC, na rua Líbero Badaró, 119, centro.

O objetivo é formar 100 jovens da cidade de São Paulo em Direitos Humanos e Fabricação Digital.