Cerimônia na Prefeitura entrega certificados para formandos do programa Bolsa Trabalho


Formandos do 1º semestre do programa Bolsa Trabalho receberam os seus certificados de conclusão de curso nesta terça-feira (31), em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura Municipal. A iniciativa foi da Coordenação de Políticas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O programa é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo e Inovação e Tecnologia. A participação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania agrega valores de direitos humanos aos jovens, explicou a secretária Eloisa Arruda. “Acima de tudo, queria que vocês abraçassem os seus sonhos, que os levassem adiante e os concretizassem”, disse a secretária, ao saudar os 20 jovens formandos.
O Bolsa Trabalho é destinado a jovens de 16 a 20 anos e tem duração de seis meses, com aulas de segunda a sexta-feira – sendo dois dias por semana dedicados a palestras temáticas e visitas a museus e centros culturais, com os demais dias reservados para as aulas de tecnologia nas unidades do Fab Lab SP.
Suzana Nascimento representou os formandos na cerimônia. “Estou feliz porque sou uma menina preta que vive na periferia e agora estou aqui. Para os que estão se formando, muita luz. Hoje são eles, mas amanhã são vocês que estarão aqui”, disse aos mais de 100 jovens presentes, entre formandos e os que estavam iniciando uma nova turma do programa.
Essa foi a segunda turma de formandos do programa, implementado a partir do final de 2016. Desde então, 146 jovens receberam certificados de participação no Bolsa Trabalho. O prefeito Bruno Covas foi representado pelo secretário de Governo, Julio Semeghini. Também participaram da cerimônia os secretários municipais Daniel Annenberg (Inovação e Tecnologia) e Aline Cardoso (Trabalho e Empreendedorismo).


Fab Lab SP
Os Fab Lab SP são uma rede de laboratórios públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia distribuídos pela cidade, mantidos em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS). Neles, as pessoas que moram em diversos pontos da cidade podem participar de projetos de aprendizado e inovação.
Nos laboratórios estão disponíveis impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica e ferramentas de marcenaria e mecânica.


Sobre o Bolsa Trabalho
O programa Bolsa Trabalho é regido pela Lei 13.841, de 7 de junho de 2014, e contempla jovens na faixa etária de 16 a 20 anos, provenientes de famílias cuja renda per capita seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo nacional vigente, que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou tenham concluído o ensino médio, inclusive o profissionalizante.
Para participar do programa, o jovem deve residir no município de São Paulo e estar desempregado (sem receber o salário desemprego). Durante a vigência do programa, o jovem deve comprovar frequência mínima mensal de 85% nas aulas da escola convencional e manter o índice de frequência no curso. Durante o programa, o participante recebe um auxílio pecuniário mensal, no valor atual de R$ 484.