PREFEITURA DE SÃO PAULO

Jovens do Bolsa Trabalho participam de palestra sobre educação financeira

23/05/2018 15h52

 

 

Jovens do programa Bolsa Trabalho, da Prefeitura Municipal de São Paulo, participaram de atividade promovida pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania sobre educação financeira.

A iniciativa, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, foi uma parceria com a ONG Bem Gasto que desenvolve um projeto sem fins lucrativos para ajudar as pessoas a administrarem melhor a sua renda, com dicas de orçamento familiar. A palestra teve como objetivo demonstrar como funcionam as diferentes formas de utilizar o dinheiro e a melhor maneira de negociar compras a prazo, utilizar cartões de crédito e outros meios de aquisição de mercadorias e serviços, bem como economizar investindo em poupanças.

Para mostrar como colocar em prática aquilo o demonstrado na palestra, os jovens debateram casos do cotidiano e sanaram as dúvidas com o palestrante e coach financeiro Fernando Alves Ribeiro.

Bolsa Trabalho

O programa Bolsa Trabalho é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Emprego e Empreendedorismo, Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia, para jovens com idade entre 16 e 20 anos.

As aulas acontecem nas sedes dos 12 FabLabs existentes em São Paulo – equipamentos da Secretaria Municipal de Emprego e Empreendedorismo localizados em diferentes pontos do município, para desenvolver projetos de tecnologia como start-ups. Nos FabLabs os jovens bolsistas participam de cursos de tecnologia de terça à sexta-feira; nas segundas e sextas-feiras ainda assistem a aulas de Direitos Humanos, na sede da SMDHC, no centro de São Paulo.

Os jovens recebem uma bolsa no valor de R$ 493, condicionada à freqüência de no mínimo 85% das aulas. A renda de cada integrante da família não pode ultrapassar o valor equivalente a meio salário mínimo, e o aluno deve residir próximo a um dos 12 FabLabs.