Conselho de Gestão da Coordenação de Políticas para Juventude

Conselho de Juventude

O Conselho Municipal de Juventude, instituído legalmente pela Lei nº 14.687, de 2008, é composto por conselheiras e conselheiros da sociedade civil e do poder público, com caráter autônomo, permanente, consultivo e fiscalizador da política municipal de atendimento aos direitos do jovem.

O objetivo do Conselho é elaborar, fomentar e fiscalizar políticas públicas municipais para a juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais. Além disso, o Conselho tem como missão estimular a participação do jovem junto aos órgãos municipais, desenvolver pesquisas e estudos, promover e participar de cursos, seminários, congressos e quaisquer outros eventos ligados à juventude na cidade de São Paulo.

O Conselho é ligado à Coordenação de Políticas para Juventude, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. É um espaço de diálogo entre poder público e sociedade civil, para debaterem juntos os problemas e soluções referentes à juventude, incentivando o jovem a ser protagonista de sua história e enxergando os órgãos públicos como seus parceiros.

A juventude necessita de políticas públicas que atendam suas necessidades e deem a ela condições para atuar na sociedade. O Conselho Municipal da Juventude passa a ser fundamental para este processo.

Carta do Conselho

Além de fiscalizar e elaborar as políticas públicas voltadas para a juventude da nossa cidade, o Conselho é um espaço para o jovem ocupar.

Então, ocupem-no!

Você, jovem, inserido nesta cidade dinâmica, tem um órgão que deve atuar ao seu favor. Os conselheiros e conselheiras estão à disposição de todos para fazer de São Paulo uma cidade mais responsável com o desenvolvimento cidadão dos seus jovens, assegurando à juventude um futuro promissor, de identidade cultural, de pertencimento a uma sociedade desenvolvida e cidadã do mundo.

O Conselho é o fórum para que os jovens tenham garantidos os seus direitos e deveres de uma vida social.

 

Conselho Municipal de Juventude
conselhojuventude@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3113-9725