Incubadora da Participação e Parceria traz Net Comunidade para o Cambuci

Oferecendo oficinas de jornalismo, fotografia, vídeo e mídias digitais, o projeto visa estimular o desenvolvimento da comunidade

No dia 26 de novembro, acontece o lançamento do projeto NET Comunidade, que vai oferecer a crianças, jovens e adultos oficinas de jornalismo, fotografia, mídias digitais e produção e linguagem audiovisual.

O projeto ficará incubado na Incubadora de Projetos AutoSustentáveis da Secretaria de Participação e Parceria e é uma iniciativa da NET Serviços, em parceira com a ONG Cidade Escola Aprendiz e Instituto Asas.

“O programa tem como objetivo incentivar o protagonismo da comunidade na transformação social, tendo como grande eixo de trabalho a Educomunicação”, explica Daniely Gomiero, gerente de Responsabilidade Social da NET. “Criamos condições para que todos possam se desenvolver como pessoas, profissionais e cidadãos.”

O espaço NET Comunidade, equipado com computadores com acesso à internet e equipamentos de áudio e vídeo, é aberto a todos os cidadãos e as oficinas são gratuitas. Além disso, conta com uma sala de cinema onde acontecerão análises críticas de filmes e documentários.

Um dos pilares do projeto é a oficina Repórter Comunidade, que oferecerá aulas de jornalismo, fotografia, vídeo e mídias digitais. Os participantes receberão informações sobre técnicas de entrevista, redação de textos para TV e edição de vídeos. A pauta sempre estará relacionada com a comunidade ou com prestação de serviços. Os programas produzidos serão selecionados e veiculados pelo canal NET Cidade (canal 15 da NET em São Paulo).

Outro destaque é a Agência Comunitária, que funcionará como uma verdadeira agência de notícias a serviço do bairro. O conteúdo produzido será aproveitado para divulgar as ações desenvolvidas pelas comunidades, destacar casos pitorescos e personalidades da região.

“Costumo dizer que o Estado pode muito, mas não pode tudo. Gostamos de pensar que nestes projetos abrigados na Incubadora e em outros, somos a ponte necessária entre o terceiro setor e a iniciativa privada. Não custa nada para o poder público e atende gratuitamente, a população”, enfatiza o secretário Ricardo Montoro.

O NET Comunidade será instalado dentro da Incubadora de Projetos Sociais, localizada na Rua Otto de Alencar, 270, no Cambuci.

SOBRE A NET SERVIÇOS

A NET Serviços é a maior empresa de multisserviços via cabo da América Latina. Presente em 93 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília e Goiânia, oferece serviços de TV por assinatura, internet banda larga e voz por meio de um único cabo. De acordo com dados do 3o trimestre de 2009, a empresa possui 3,65 milhões de clientes de TV por assinatura (NET), 2,8 milhões de assinantes de internet em banda larga (NET Vírtua) e 2,5 milhões de assinantes de serviços de voz (NET Fone via Embratel).

Sobre a Secretaria de Participação e Parceria

A Secretaria de Participação e Parceria é uma secretaria diferenciada que procura ser a ponte entre o Poder Público a Inciativa Privada e o Terceiro Setor. A Secretaria reúne 8 Coordenadorias e 6 Conselhos que representam os segmentos mais vulneráveis da população: os negros, as mulheres, os jovens, os homossexuais, os idosos. Além disso também abriga as coordenadorias que promovem políticas públicas de inclusão digital, de fomento ao empreendedorismo e às parcerias sociais e prevenção do uso de drogas.

Atuam na inclusão digital 320 unidades, com 1,6 milhões de usuários, espalhados pela cidade em áreas de menor poder aquisitivo. A Secretaria é ainda gestora do Fumcad-Fundo Municipal de Participação e Parceria, que financia organizações sociais que cuidam da Criança e do Adolescente. Hoje, são mais de 500 convênios asssinados que beneficiam, diretamente, a mais de 500 mil crianças na cidade de São Paulo.
www.prefeitura.sp.gov.br/participacao