População Imigrante de São Paulo

Portal Cosmópolis
O Portal Cosmópolis é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a
Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig) da SMDHC e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), com apoio do coletivo de extensão universitária Educar para o Mundo. O Portal compila estudos contemporâneos sobre as migrações internacionais, especialmente em São Paulo.


Diagnóstico do atendimento à população migrante na cidade
Parte da parceria com o IRI/USP, este diagnóstico consistiu na aplicação de um questionário a diferentes agentes municipais de equipamentos públicos para avaliar como é feito o atendimento a imigrantes e pessoas em situação de refúgio na cidade, quais são as dificuldades e sugestões de melhoria. Os resultados da pesquisa embasaram as ações de capacitação e sensibilização de agentes públicos, assim como a elaboração do Guia de Acesso a Direitos para Imigrantes e Servidores Públicos.


Mapeamento de Feiras de Imigrantes na Cidade de São Paulo

Documento produzido a partir de base online, colaborativa e de acesso público. Seu objetivo é promover a diversidade por meio da divulgação e visibilidade das diferentes culturas. Veja aqui o mapeamento já realizado. Para inclusão de novas feiras, preencher o formulário aqui.


Mapeamento do Acesso da População Imigrante aos Serviços Municipais de São Paulo

Análise e sistematização dos dados existentes das secretarias municipais e outros órgãos públicos, tais como o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e Conselho Nacional de Imigração (CNIg), sobre a população imigrante residente no município de São Paulo para diagnosticar seu acesso aos serviços municipais e subsidiar as políticas públicas para este grupo.


Mapeamento dos Grupos de Imigrantes ou ligados à Temática Migratória

Sistematização das organizações não-governamentais, associações, coletivos, organizações religiosas e grupos artísticos formados por imigrantes ou que trabalhem com a temática migratória. O intuito é a criação de uma base de dados pública, disponível para consulta, que promoverá a articulação mais efetiva destes grupos com o poder público. O cadastro de grupos é atualizado semestralmente. Confira aqui o mapeamento atualizado em 2016. Os grupos interessados em compartilhar suas atividades podem se cadastrar aqui.


Mapeamento dos Cursos de Português para Imigrantes e Refugiados

Visando à divulgação e facilitação da identificação dos cursos de Língua Portuguesa que estão sendo oferecidos para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, a Coordenação mantém aberto o cadastro de cursos. O cadastro deve ser preenchido pelas próprias instituições ofertantes, aqui. Confira aqui o resultado do primeiro mapeamento online finalizado.