Secretária visita Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)

 

 

Nesta segunda-feira (24), a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, visitou as instalações do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI). Iniciativa pioneira no Brasil e reconhecida internacionalmente, o equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania funciona como porta de entrada para os serviços da rede pública oferecidos aos imigrantes que chegam à capital, independentemente da situação migratória e documental.

Localizado no Bairro da Bela Vista, região central da cidade, o CRAI (administrado pelo Sefras – organização não governamental ligada à Igreja Católica e conveniada à SMDHC) presta atendimento jurídico, socioassistencial, promove oficinas e cursos, faz intermediação de emprego e oferece, entre outros serviços, auxílio na regulamentação de documentos. A visita foi acompanhada pela coordenadora do CRAI, Sávia Cordeiro, pela coordenadora de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente, Andrea Zamur, pelo assessor da coordenação, Vinícius Duque, e pelo diretor presidente do Sefras, Frei José Francisco de Cássia dos Santos.

Desde a sua criação, em 2014, o CRAI já realizou mais de 20 mil atendimentos, cerca de quatro mil somente no ano passado – aproximadamente 800 pessoas são atendidas todo mês, gratuitamente. Os imigrantes recebem auxílio jurídico, qualificação para o mercado de trabalho, atendimento psicológico, social e encaminhamento para cursos de português. O objetivo é facilitar o processo de adaptação dessas pessoas, que podem contar com orientações socioassistenciais sobre regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União) e encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. São atendidos também imigrantes vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.

A equipe que atua no CRAI é multiprofissional, capacitada para atender os imigrantes em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili e lingala. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes
Rua Major Diogo, 834, Bela Vista
(11) 2361 3780 / (11) 2361 5069
Atendimento das 8h às 18h.