PREFEITURA DE SÃO PAULO

Livro sobre mulheres argentinas no Brasil é lançado em São Paulo

13/03/2018 15h05

 

 

Sábado (10) foi um dia de muitas emoções no Instituto Cervantes durante o lançamento do livro de memória social “Argentina vos sos parte, no te quedes aparte”. O auditório presenciou diversos discursos sobre a questão migratória, mulheres imigrantes e puderam apreciar uma apresentação artística de tango com os bailarinos Esmeralda Lezcano e Omar Forte.


Fruto de projeto desenvolvido pela ONG PAL (Presença da America Latina) e pelo Museu da Pessoa, a publicação do livro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente. Trata-se de uma das ações da SMDHC, na contínua aplicação da Política Municipal para a população imigrante da cidade de São Paulo.


A obra reúne relatos de histórias de vida de mulheres imigrantes argentinas que vivem no Brasil desmistificando, reconhecendo e sensibilizando acerca da imigração feminina.


A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, enalteceu a contribuição dos imigrantes argentinos na formação de nossa grande metrópole. “Destaco ainda a força da história destas mulheres argentinas que migraram para São Paulo, relatos agora documentados nessa importante obra”, afirmou.


Participaram da mesa de lançamento, o diretor do Instituto Cervantes, Juan Carlos Vidal, a diretora da ONG Presença da América Latina, Oriana Jará, a representante do Coletivo de Mulheres Argentinas, Clara Politi, e a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.


Depois do lançamento oficial, Eloisa Arruda fez a distribuição simbólica de exemplares da obra e foi homenageada com flores, junto a outros convidados do evento. Logo em seguida, eles participaram de uma confraternização no Espaço Cultural, quando receberam a obra.


Esta é a quarta edição de uma série de publicações que já tratou da imigração feminina proveniente do Chile – Chilena Tu Eres Parte: no te Quedes Aparte (2010), do Uruguai – Uruguaya Tu Eres Parte: no te Quedes Aparte (2011), e da Colômbia – Colombiana Tu Eres Parte: no te Quedes Aparte (2012).