Atendimento

Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes- Oriana Jara

Documentação: Orientação sobre regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária e tradução simples de documentos feita por imigrantes para imigrantes.

Articulação Institucional e Formação: Acompanhamento de redes, organizações e grupos em São paulo, realização de parcerias, projetos e atividades socioeducativas sobre temas das migrações. O CRAI realiza formações para servidores e profissionais da rede de serviços públicos que trabalham no atendimento de imigrantes, com o objetivo de levar informações a respeito do acesso e garantia dos direitos da população imigrante, bem como promover a sensibilização sobre as particularidades culturais que envolvem o contato com esta população e o respeito às diferenças. Além disso, as capacitações, sob demanda, também são realizadas “in loco” nas diversas regiões de São Paulo.

Serviço Social: Atendimento social com encaminhamentos para serviços públicos como saúde, educação e assistência social. Orientação sobre vagas de acolhimento, acesso a direitos e políticas e benefícios sociais.
Orientação Jurídica: Orientação jurídica, gratuita, coleta e encaminhamento de denúncias de violações de direitos com apoio das Defensorias Públicas.

Atendimento Psicológico: Acolhimento psicológico gratuito, orientação sobre direitos e articulação com equipamentos da rede pública de atendimento. Parceria com o grupo de extensão Veredas da Universidade de São Paulo.

CRAI Móvel: orientação sobre regularização migratória, documentação e acesso a serviços oferecida de maneira itinerante.
Confira a agenda semanal do CRAI Móvel em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/noticias/index.php?p=294262.

*Por conta da pandemia, o atendimento do CRAI Móvel ver-se suspenso temporariamente e/ou retomando de forma gradual. Entre em contato para saber mais.

Caso você queira solicitar atendimento do CRAI Móvel na sua região, bairro ou serviço público municipal onde trabalha, preencha o formulário de solicitação e a equipe do CRAI entrará em contato: https://forms.gle/XTKuJSaESu3iLrPE9.

Parcerias

Atendimento jurídico: A Defensoria Pública da União (DPU), apoia o serviço de Orientação Jurídica do CRAI por meio de parceria. A DPU vai ao CRAI às quartas-feiras, no período da manhã, e as orientações são realizadas mediantes agendamento prévio.

Atendimento psicológico: Também há parceria com o Grupo Veredas, grupo de extensão do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que busca promover um atendimento psicológico especial para imigrantes.