Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Zona Norte é inaugurado

 

 


A Zona Norte de São Paulo está recebendo a partir desta sexta-feira, (01/03), atendimentos, orientação multiprofissional e oficinas contra o racismo. Com as presenças do prefeito Bruno Covas, do subprefeito Dario Barreto, da Vila Maria e Vila Guilherme, do subprefeito Alexandre Pires, de Jaçanã e Tremembé, da vereadora Adriana Ramalho, além da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, da secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas e do coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Thiago Arruda, foi inaugurado o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, na Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 182, no Parque Edu Chaves, com o intuito de viabilizar ações e estratégias de combate à discriminação racial.

Elisa Lucas destacou que este é um momento de muita felicidade. “A entrega deste Centro traz um braço de promoção da igualdade racial no município de São Paulo, com enfoque na educação, saúde, segurança pública e no combate à intolerância religiosa”.

A execução de atividades que contemplem as demandas das pessoas negras e indígenas ficará a cargo da Organização da Sociedade Civil Braços Fortes - serão oficinas de capoeira, danças afro, artesanato e tranças. Dentre os objetivos de atuação do Centro estão o acolhimento, a orientação e o encaminhamento para os casos de racismo, além do acompanhamento das denúncias e de políticas de interesse das populações negra e indígena. Serão desenvolvidas pesquisas e coleta de dados dos atendimentos realizados e divulgação de projetos e iniciativas, leis e quaisquer outras práticas de ação afirmativa em prol dessas populações.

Berenice Giannella falou do prazer e da importância em sempre pensar em todas as populações mais vulneráveis. “Que a gente possa continuar trabalhando para diminuir as desigualdades e as fobias existentes”, pontuou.

Com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional – advogados, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais – o Centro atuará em diálogo com organizações locais, coletivos, instituições de ensino, e órgãos como Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Delegacia de Polícia e Ministério Público. Além disso, buscará garantir a promoção da igualdade racial e prevenção do racismo por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e seminários.

Bruno Covas lembrou que este é o segundo Centro voltado à Promoção da Igualdade Racial na cidade. Já há em funcionamento o Centro de Referência Zona Leste, na Avenida dos Metalúrgicos, 155, em Cidade Tiradentes. “Esta é uma ação afirmativa, que traz oportunidades a quem mais precisa, proporciona condições de disputa a quem está em uma situação vulnerável. É fundamental esse olhar com carinho à população negra e indígena e vale frisar que até o fim do governo, em 2020, mais dois centros serão inaugurados”, afirmou.

 
Braços Fortes

Responsável pelos atendimentos no Centro, a Associação Beneficente Braços Fortes é de natureza filantrópica, cuja finalidade é organizar um trabalho social com as famílias carentes. A entidade busca representar a coletividade e tem como objetivo lutar por melhor qualidade de vida, interagindo e ajudando as comunidades, com projetos, atividades e ações solidárias, para promoção da cultura, educação, esporte, lazer e emprego, com vistas à superação de todo o tipo de desigualdade social.

Serviço
Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Zona Norte
Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 182, Parque Edu Chaves
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h – segunda a sexta-feira