Os melhores comunicadores negros da cidade de São Paulo serão premiados nesta segunda-feira, dia 19/12

Prêmio Almerinda Farias Gama contemplou dez projetos de comunicação voltados para a defesa dos direitos da população negra com R$20 mil

Na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, às 19h, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Almerinda Farias Gama, concedido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (SMPIR), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

O Prêmio Almerinda nasceu com o objetivo de reconhecer ações que, em razão de seu alcance midiático e social, colaboram para a promoção da igualdade racial no município de São Paulo. E, ainda, incentivar maior representatividade racial nos meios de comunicação, mobilizando e celebrando iniciativas independentes e autônomas realizadas por comunicadores negros e negras.

Os 40 projetos inscritos nas mais diversas plataformas foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: impacto da iniciativa para a promoção da igualdade racial; adequação ao conceito de controle social da mídia; promoção da cidadania; e apresentação do conteúdo.

Na ocasião, também será apresentado o Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – 2016, com um balanço das políticas públicas e ações em prol da população negra, realizadas nos últimos anos na administração municipal.

Confira as dez iniciativas selecionadas que receberão o prêmio de R$ 20 mil e o “Troféu Almerinda Farias Gama”, além de dois projetos que serão homenageados com “Menção Honrosa”:

Beat Box Além dos Falantes: O projeto Além dos Falantes, com origem no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, é difundido por meio de programas no Youtube, que divulgam e debatem ideias pertinentes à cultura do rap e beat box - a arte de imitar instrumentos com a boca.

Blogueiras Negras: Projeto institucionalizado em um site, que reúne aproximadamente 200 mulheres negras blogueiras, com o objetivo de produzir textos como ferramenta de combate às opressões. Trabalha as vivências das mulheres negras e as relações entre negritude, feminismo e produção de conteúdo independente.

Boletim Uneafro: Boletim impresso, produzido com protagonismo de mulheres. É distribuído aos estudantes da rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários da Uneafro voltados a jovens e adultos oriundos de escolas públicas, em sua maioria negros, que podem assim levar para suas casas e famílias informações relacionadas à causa antirracista em meio impresso.

Favela Galeria: Galeria de graffiti, uma mídia radical fora dos formatos convencionais. Exposta a céu aberto, no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo, a curadoria é realizada pelo Grupo OPNI, coletivo da região que busca contestar estereótipos e tematizar as realidades da periferia por meio da arte.

Nós, Mulheres da Periferia: Coletivo formado por oito jornalistas e uma designer, moradoras de diferentes bairros da periferia da cidade de São Paulo, que busca difundir informações por meio de seu site e dar visibilidade aos direitos negados às mulheres, com uma perspectiva racial e de classe social, assuntos pouco tratados nas grandes mídias.

O Menelick 2º Ato: Projeto editorial independente, com site e publicação trimestral de revista impressa, voltado às artes, que busca tematizar produções realizadas na diáspora africana e manifestações populares e urbanas negras, com atenção especial para o contexto brasileiro.

Olhar de um Cipó: Projeto veiculado por meio de blog e página no Facebook, realizado a partir de pesquisas em terreiros de candomblé, propondo a fotografia e a comunicação afro-religiosa como ferramenta de sensibilização e combate à intolerância religiosa e racismo.

Programa Empoderadas:
Websérie em formato documental, que focaliza as histórias de mulheres negras atuantes em diversas áreas (artes, entretenimento, política, empreendedorismo, entre outras), com o intuito de fomentar o empoderamento de demais mulheres.

Blog Negro Belchior: Blog concebido como espaço de construção coletiva, que se propõe a refletir sobre questões cotidianas, analisar cobertura de imprensa, temáticas pertinentes ao movimento negro e divulgar suas ações.

Afros e Afins: Canal no Youtube e página do Facebook, que se destinam a produzir sobre as temáticas pertinentes às mulheres negras, destacando os eixos de fomento a sua autonomia estética, intelectual e financeira.

Desigualdades Espaciais (Menção Honrosa): Um blog que trata de desigualdades espaciais através de mapas, trazendo uma nova forma de vermos a desigualdade racial e socioespacial existente no nosso país.

Diversidade em Ciência (Menção Honrosa): É um programa para as ciências da diversidade e direitos humanos, com o objetivo de democratizar o acesso à divulgação científica. Vai ao ar na Rádio USP-FM (93,7 MHz/SP) toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas.

Informações à imprensa:

Beatriz Moraes – (11) 4571- 0923
bdmoraes@prefeitura.sp.gov.br; smpircomunicacao@prefeitura.sp.gov.br

Cleusa Amarante – (11) 4571-0920
camarante@prefeitura.sp.gov.br; smpircomunicacao@prefeitura.sp.gov.br