Prêmio Nelson Mandela 2023

Conheça a minibio dos indicados ao prêmio

 Titulares

Instituto Reciclar - Programa de Mentoria BOLD
O Programa de Mentoria BOLD, desenvolvido pelo Instituto Reciclar em parceria com a Bristol Myers Squibb (BMS), teve como objetivo beneficiar 50 jovens entre 21 a 29 anos pretos e pardos, estudantes do ensino superior ou recém-formados, por meio do desenvolvimento de soft skills, que alinhadas à formação acadêmica aumentariam a empregabilidade do público. A iniciativa também possuía como intencionalidade formar um banco de talentos, para que os jovens participantes fossem encaminhado sà oportunidades de emprego na rede de empresas parceiras do Instituto Reciclar, com destaque para a própria BMS, que direcionou as oportunidades em posições de estágio e trainne exclusivamente para jovens formados pelo Programa.

PwC - Black as Manager
Pensando na melhor forma de ampliar a representatividade de pessoas negras em cargos de liderança, desde 2021, a PwC realiza o BaM - Black as Manager, um programa de aceleração de carreira de pessoas negras da instituição, que foi estruturado pensando no desenvolvimento de soft skills e hard skills, além de momentos de mentoria com sócios e sócias. Além disso, os participantes passam por sessões de mentoria e finalizam a jornada com um hackathon, para que possam desenvolver uma solução para a PwC considerando as oportunidades de melhoria da instituição.

WomakersCode - Movidas pela Tecnologia
O Movidas pela Tecnologia foi um programa desenvolvido pela WoMakersCode com base na metodologia autoral da ONG, chamada “Hacking de Carreira”, que é voltado para mulheres que desejam entrar na área de tecnologia ou avançar em suas carreiras na área. O programa fornece orientações sobre empregabilidade, soft skills e preparação para processos seletivos, explorando as habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho e enfrentar os desafios da indústria de tecnologia. O Programa Movidas pela Tecnologia beneficiou 56 mulheres negras.

Suplentes

Instituto Hera Artemisul - Casa da Mulher Paulistana
A Casa da Mulher Paulistana prevê o desenvolvimento de ações que favoreçam à mulher, o rompimento de barreiras socialmente impostas; desigualdade de gênero e étnico-racial. Ressaltando que tais fatores contribuem para exposição a diversas formas de violência e violações de direitos. Neste sentido, o trabalho executado pela OSC favorece a ressignificação de violências vividas, bem como a ampliação de seu universo informacional acerca de seus direitos, favorecendo seu protagonismo, a construção e reconstrução de projetos de vida, o desenvolvimento de habilidades profissionais e o fortalecimento da rede de proteção no território em que reside.

Somando mais ações
A Somando Mais Ações trabalha realizando ações de voluntariado com pessoas em vulnerabilidade social, principalmente pessoas em situação de rua. Todas as semanas diversas ações acontecem por vários estados brasileiros, e embaixadas em outros países, visando resgatar a dignidade, o respeito, a empatia e a humanidade a que todos temos direito, mas muitos, que se encontram em situação de rua, acabam as tendo negadas pelas esferas da sociedade.