Projeto Recorda SP

O Projeto Recorda SP é uma iniciativa de valorização da pessoa idosa da Cidade de São Paulo com objetivo de resgatar, registrar e utilizar histórias e experiências dos idosos que participam de atividades de envelhecimento ativo da prefeitura. A prefeitura quer ouvir as histórias e registrar o conteúdo para, a partir dos relatos desenvolver ações de protagonismo do idoso e Intergeracionalidade nos serviços municipais. Também haverá uma curadoria para selecionar entre as histórias personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas.

A coleta dos relatos é por meio de um questionário, que propõe ao idoso faça uma jornada em sua memória, mas com olhar de reconciliação com o passado. A partir deste resgate de fatos e situações, do modo de vida e também da culinária, este conjunto de informações ficará disponível para utilização em ações da prefeitura voltadas para grupos de outras idades promovendo o papel do idoso como mentor, ou detentor de experiências e ensinamentos.

A iniciativa da prefeitura coordenada pela Secretaria Municipal de direitos Humanos e Cidadania com envolvimento dos serviços para idosos das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Esportes e Laser (SEME), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Cultura (SMC).

Os idosos que preenchem os questionários podem ser convidados a participar diretamente de aulas e palestras da rede pública de ensino, em rodas de conversa, oficinas e painéis em equipamentos de cultura, direitos humanos, ou saúde, sempre relacionados aos assuntos relatados no Projeto.

Os benefícios, além de retardar efeitos do envelhecimento, são o resgate e preservação da memória da própria cidade, a oferta de papéis sociais relevantes aos participantes em ações derivadas e o estímulo ao envelhecimento ativo pela sinergia e visibilidade conferida a este tema pelos serviços desenvolvidos na prefeitura.

Acesse o formulário do Recorda SP aqui.