Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com as demais secretarias municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo e com o Grande Conselho Municipal do Idoso, formularam o Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento. Seguindo as principais diretrizes da Organização Mundial da Saúde, o plano é uma política transversal com 70 iniciativas de 15 secretarias e atenção especial à promoção do envelhecimento ativo como forma de preservar a saúde e autonomia do idoso.

A elaboração do plano foi orientada por demandas e deliberações dos idosos representantes da sociedade civil, apresentadas na IV Conferência Municipal do Idoso. Incorpora também questões que surgiram nos encontros para a execução do Instrumento de Diagnóstico para o Envelhecimento Ativo – IDEA/Idoso e IDEA/Gestor, que fizeram parte dos processos para a obtenção dos Selos Inicial, Intermediário e Pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado de São Paulo.

“Toda esta jornada nos mostrou as múltiplas complexidades do envelhecimento. As pessoas envelhecem de formas diferentes de acordo com um conjunto de variáveis e por isso foi necessário construir um plano tão abrangente e transversal.”, diz Renato Cintra, o Coordenador de Políticas para a Pessoa Idosa. O resultado é um documento que representa uma visão e orientação holísticas para a criação de políticas públicas no município de São Paulo para os próximos quatro anos, de 2021 a 2024. Oferece um retrato do envelhecimento na cidade e um eixo de orientação ao compilar programas que envolvem diretamente 15 Secretarias Municipais com apoio acadêmico e de entidades da sociedade civil.

A abrangência deste plano, que articula grande parte dos órgãos da administração e sua adequação as melhores práticas, mostra como a valorização a pessoa idosa é uma questão prioritária para São Paulo”, diz a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Claudia Carletto.

Leia o Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento na íntegra aqui.