SMDHC realiza I Encontro São Paulo Amigo do Idoso

 

 

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizou nesta quinta-feira o I Encontro São Paulo Amigo do Idoso. Reunindo dezenas de pessoas em um auditório lotado, a cerimônia de abertura contou com a presença de Berenice Giannella, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marli Cortês, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marli Feitosa, presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Vinícius Alves Schaefer, diretor executivo do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Alexandre Kalache, presidente da Aliança Global de Centros Internacionais da Longevidade do Brasil, e Sandra Regina Gomes, coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da SMDHC.

O encontro é preparatório para a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizado em meados deste ano. Para Sandra Regina Gomes, “se queremos uma cidade mais amiga do idoso, temos que discutir quais as necessidades específicas dessa população. Hoje é um marco importante na história dos direitos da pessoa idosa na cidade de São Paulo”.

A preocupação com a qualidade de vida da pessoa idosa e com políticas públicas que apoiem essa população são cada vez mais temas centrais da sociedade: em 2050, o número de idosos deverá representar 22% da população mundial. Pela primeira vez na história da humanidade haverá mais idosos que crianças no planeta. Na cidade de São Paulo, a transformação dessa estrutura etária populacional já está em andamento – segundo estudos da Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE), a expectativa é que a partir de 2027 o número de pessoas idosas no município supere a quantidade de jovens.

Esse novo perfil da população exige ações efetivas e integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso, com qualidade de vida e fortalecimento do papel social. Demanda ainda uma nova postura de toda a sociedade – e principalmente do poder público – diante do envelhecimento.

“Estou muito confiante na conclusão do Plano Municipal e o Plano de Ação 2019/2020, para que possam ser apresentados projetos para a população idosa – mas vocês serão consultados também, para poder escolher quais interessam” afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella. “Espero que o encontro hoje seja muito proveitoso e, à época da realização da conferência, tenhamos projetos que possam proteger a população idosa na cidade de São Paulo”, concluiu.


Programa São Paulo Amigo do Idoso e Selo Amigo do Idoso

O Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso, instituídos pelo Decreto no 58.047 (de 15 de maio de 2012), foram criados como instrumentos de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no Envelhecimento Ativo do Estado de São Paulo.

O município de São Paulo aderiu ao Programa em dezembro de 2017 e conquistou em 2018 o Selo Inicial. Para tanto, o município realizou as seguintes ações:

• Criação do Conselho Municipal do Idoso;
• Diagnóstico de gestão sobre políticas voltadas para o idoso;
• Diagnóstico com os idosos do município sobre necessidades da população;
• Inclusão de ações para garantia dos direitos dos idosos nos planos municipais de saúde e de assistência social;
• Adequação/ampliação da cobertura vacinal de idosos;
• Implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos;

A previsão é que em 2019 o município obtenha o Selo Intermediário e, em 2020, o Selo Pleno.