Mais duas turmas da Escola de Conselhos são formadas

 

 

Nesta segunda-feira (12/11) foi realizada no auditório da SMDHC a formatura de mais duas turmas da Escola de Conselhos (totalizando três no ano) – uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Grande Conselho Municipal do Idoso. Foram, neste segundo semestre, nove aulas expositivas e interativas. Com temas sobre o papel do Ministério Público na garantia de direitos, políticas públicas e equipamentos municipais, o objetivo do curso foi formar e capacitar conselheiros do GCMI, visando o exercício da cidadania e a compreensão dos direitos da população idosa.

Segundo a conselheira de São Mateus, na Zona Leste, Prudenciana Martins Aparis, “o importante do aprendizado é saber como trabalhar daqui pra frente com mais eficácia, aprofundando as relações”, algo que foi destacado também pela secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella. “Com a capacitação dos conselheiros, o encaminhamento agora é realizar melhor as políticas públicas. Necessário também entender que nem sempre o que vale para um bairro funcionará para outro. Outro foco é pensar em projetos com o Fundo Municipal do Idoso e a destinação de recursos prioritários para atender à população idosa”, disse a secretária.

Escola de Conselhos

O objetivo é estimular, motivar e orientar pessoas idosas sobre o papel do conselheiro e quais são os marcos legais de garantia de direitos da pessoa idosa. Foram abordados durante as aulas no ano as políticas públicas e o Fundo Municipal do Idoso.

Marli Feitosa, presidente do GCMI, festeja a criação da Escola de Conselhos após anos de reivindicação. “Pretendemos que essa Escola seja continuada, para que a preparação dos conselheiros ajude bastante a execução de políticas públicas”.

Vários órgãos relevantes participaram como palestrantes das aulas: MP, Defensoria Pública, OAB, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, USP, Grande Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Esporte, Secretaria de Educação, além da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

“É um momento importante porque é por meio da educação ao longo da vida que se conquista e constrói o papel de cidadão. E muitas pessoas idosas desconhecem os seus direitos. O que mais precisamos é que informações circulem, com lideranças locais e a capacitação dos conselheiros com a Escola proporciona isso”, finalizou Sandra Regina Gomes, coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da SMDHC.